Como apoiar os seus filhos e netos durante a pandemia

A distância não o deve impedir de dar importantes conselhos e ajudar a guiar o futuro dos mais novos.

O distanciamento social e o estado de emergência recentemente decretado irá obrigar a que continuemos protegidos nas nossas casas e que evitemos o contacto com outras pessoas, amigos ou familiares. É algo difícil, mas importante para conseguirmos ultrapassar este momento difícil que o Mundo enfrenta.

Um dos maiores problemas desta situação é o isolamento social que inevitavelmente irá afetar algumas pessoas que não tenham um suporte familiar e afetivo forte. Se é verdade que a geração envelhecida é o grupo de maior risco e mais afetado por este distanciamento social, a verdade é que não são apenas os mais experientes que necessitam da nossa atenção e proteção.

[Leia também: Está preparado para cuidar dos seus pais? 5 conselhos importantes para enfrentar esta fase]

Mais do que nunca é importante garantir que as pessoas mais novas estão conectadas às mais velhas. Para o benefício das duas partes, é claro. As gerações mais novas em particular tendem a sofrer de ansiedade de uma forma mais intensa nestas alturas, é assim fundamental que possam contar com o apoio de adultos mais experientes que possam oferecer alguma ajuda e alguns importantes conselhos durante esta quarentena.

Eis algumas formas de estabelecer nos próximos dias uma comunicação relevante com as gerações mais novas, apoiando-se nas mais recentes tecnologias.

1. Comunique via mensagens electrónicas ou SMS
Enviar uma mensagem escrita é sempre uma forma eficaz e acessível de demonstrar interesse pela vida dos outros. Mostrando-se assim disponível para ajudar no que for necessário. Pode enviar sms`s ou criar uma conversação no WhatsApp, por exemplo. O importante é que estabeleça um canal de comunicação que seja familiar ao mais novos, “encurtando” assim a distância a que está deles. Não se esqueça que o seu apoio está à distância de uma simples mensagem.

2. Ajude os alunos com maiores dificuldades através de explicações
Sendo certo que as escolas estão fechadas isso não deve significar que os mais novos recebem uma formação de menor qualidade. Antes pelo contrário, este período de maior reclusão pode ser uma excelente forma para manter toda a “matéria em dia”, estudando em maior detalhe algumas das disciplinas que provocam mais dúvidas. Ajude os seus netos – ou outros jovens – durante este processo. Ofereça-se para dar explicações via telefone ou Skype. Ensine algumas das matérias que domina mais, sejam elas matemática ou história.

3. Dê conselhos profissionais via online
O surto de Covid-19 veio trazer uma grande dose de insegurança e instabilidade à vida dos mais novos. Se antes se estavam a preparar para ir para a Universidade ou para seguir um determinado percurso profissional, a verdade é que esta situação veio abalar um pouco as expectativas. Criando muitas dúvidas sobre como estará o Mundo e a economia nos próximos meses ou anos.

Tente transmitir um pouco da sua experiência profissional aos mais novos. Ajude-os a perceber como funciona uma determinada área de atividade ou o que devem esperar do mercado laboral. Ensine-os o que significa trabalhar num escritório, como são as interações entre colegas. Ofereça alguns conselhos nesta fase mais complicada e assegure-os de que tudo, no final, irá terminar bem.

4. Use videochamadas para ler livros às crianças
Esta é uma excelente forma de continuar a estabelecer uma comunicação frequente com os seus netos mais jovens. Sendo certo que não podem estar a conviver com normalidade numa mesma casa, isso não deve significar que deixam de poder por completo fazer algumas das atividades e brincadeiras que sempre adoraram fazer em conjunto. Escutar a leitura de livros e histórias é algo que todas as crianças gostam. A Caribu é uma aplicação fantástica que permite fazer isso remotamente, criando uma experiência de leitura divertida e que entusiasma tanto as crianças como os mais velhos. Experimente e não deixe que a Covid-19 quebre as suas rotinas e atividades que mantém com os seus netos. Divirta-se!

 

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...