Como devemos ultrapassar a raiva após um divórcio?

Conheça algumas das estratégias que podem ajudar a lidar com este sentimento negativo.

Sentir alguma raiva durante o processo de divórcio é algo natural e compreensível. Mesmo que toda a separação aconteça de uma forma amigável, é difícil controlar algumas das nossas emoções mais negativas.

A verdade é que provavelmente esperávamos que esta relação durasse toda uma vida e subitamente todo esse sonho é destruído. Isto pode deixar-nos frustrados e zangados. Agora vive uma vida mais solitária e é responsável por tudo no seu quotidiano, inclusive por cuidar dos filhos.

[Leia também: Passo a passo: como tratar de um divórcio?]

Lidar com todos estes novos desafios pode ser altamente desafiante. Esconder a sua dor e desconforto apenas irá acentuar a raiva que pode estar a sentir. Eis algumas das estratégias que deve seguir para processar as suas emoções de uma forma mais saudável.

 

  1. Falar com um amigo ou familiar

Isto é essencial. Terá que ser capaz de encontrar alguém com quem possa partilhar abertamente estes sentimentos. Alguém que seja capaz de ouvir, respeitar e validar as suas preocupações. Deve obviamente evitar este tipo de confidências com os seus filhos.

 

  1. Escrever

Em momentos mais desafiantes pode ser extremamente útil conseguir colocar os seus pensamentos numa folha de papel. Escreva em detalhe aquilo que está a sentir, identifique as suas principais preocupações e dúvida. Este exercício irá ajudar a clarificar a sua mente e acalmar o seu espirito.

 

  1. Exercício físico

Uma boa forma de conseguir libertar a raiva que sente passa por uma atividade física mais intensa. Encontre um tipo de exercício que aprecie, seja corrida, caminhada, yoga ou boxe. Para além de ajudar a reduzir o stress, esta rotina irá também garantir uma melhor forma física e um melhor estado geral de saúde.

 

  1. Priorize o cuidado próprio

Durante este período difícil é fundamental que se transforme no seu próprio melhor amigo. Seja gentil consigo mesmo. Dedique tempo para atividade que sejam prazerosas ou relaxantes. Leia um bom livro, veja um filme, faça uma massagem ou dedique-se à cozinha. Estes pequenos momentos serão determinantes para proteger o seu bem-estar emocional.

 

  1. Procure ajuda profissional

O apoio de um terapeuta durante este período poderá ser essencial para garantir que lida e compreende da melhor forma todas as suas emoções. Este tipo de profissionais irá ajudar a guiar o seu pensamento, garantindo que ganha uma perspetiva mais saudável sobre tudo aquilo que está acontecer à sua vida.

 

 

Ler Mais