Como resistir a tentações? Eis 5 estratégias que prometem ajudar

Simplifique a sua vida, reduza as suas escolhas.

O ano de 2020 tem sido um enorme desafio para todos. De um momento para o outro a nossa vida mudou e subitamente perdemos grande parte do controlo sobre a nossa vida. A incerteza, a instabilidade social e o stress parecem ter-se tornado os “agentes” principais dos últimos meses.

Se antes da pandemia a nossa vida era já marcada por um excesso de estímulos e de trabalho, por horários caóticos e demasiadas escolhas, a verdade é que a crise sanitária veio apenas acentuar muitas das questões negativas associadas a estes temas.

[Leia também: Perto de um colapso emocional? Esteja atento a estes 3 sinais para evitar o descontrolo]

Atualmente temos um stress adicional motivado pelas terríveis consequências socias, económicas e sanitárias da pandemia provocada pela Covid-19. Tudo isto tem afetado a nossa capacidade e controlo emocional. Neste momento o nosso autocontrolo e a nossa disciplina encontram-se enfraquecidos, dificultando o cumprir de certos regimes alimentares mais saudáveis, a prática regular de exercício físico, o cumprir das regras de segurança, etc.

Numa fase em que temos tantas liberdades condicionadas e nos pedem para seguir tantas indicações ou para evitar certos comportamentos, começamos a perder a capacidade de resistir a algumas tentações.

Felizmente, de acordo com o portal Psychology Today, existem algumas dicas e estratégias que todos podemos seguir para recuperar algum controlo.

 

  1. Crie um plano simples

Comprometa-se com uma estratégia simples e atingível que ajude a guiar os seus comportamentos. Por exemplo, se estiver a procurar reduzir peso e ingerir menos quantidades, então antes de uma refeição deve sempre saber que tipo de comida vai comer, qual a quantidade e o que deve mesmo evitar. Se a sua tentação for as compras online, então crie um budget rígido antes de “ir às compras”. Este tipo de planeamento pode parecer algo restritivo, mas a verdade é que é eficaz na redução das escolhas que tem que fazer e na possibilidade de “cair” em tentações desnecessárias.

  1. Priorize

Por outro lado, não deve procurar restringir vários níveis da sua vida em simultâneo. Não tente solucionar todos os seus problemas ao mesmo tempo. Seja claro nas suas prioridades. Se por exemplo estiver a tentar seguir uma rotina mais constante de exercício físico, então não é recomendado que opte por deixar de fumar ao mesmo tempo. Quanto menos dispersar a sua força de vontade mais eficaz ela será.

  1. Implemente uma rotina

Rotinas claras e simples são importantes para reduzir as suas escolhas. Quanto menos estímulos tiver, mais fácil será evitar algumas tentações. Caso esteja a querer perder peso deixe de frequentar ou passar perto da sua pastelaria preferida. Se não quiser gastar tanto dinheiro em compras, evite frequentar novas lojas ou passear em centros comerciais.

  1. Não busque a perfeição

Saber estar satisfeito quando algo é bom o suficiente é um skill importante para melhorar o seu bem-estar. Nem sempre é fácil – ou desejável – assumir uma disciplina de ferro que o impeça de cometer qualquer tipo de erro. Não tente ser perfeito e sinta-se confortável com alguns compromissos que facilitem o seu dia-a-dia.

  1. Não vá do 8 ao 80

Nesse sentido é determinante que não assuma uma rigidez extrema nas suas decisões, de forma a não colocar em risco o concretizar dos seus objetivos. Por exemplo, se o seu desejo é deixar de consumir açúcar então provavelmente será mais eficaz começar devagar. Não “corte” por completo. Talvez faça sentido ainda ingerir um golo de uma limonada açucarada ou um pequeno pedaço de bolo. À medida que se vai habituando a um novo regime será mais fácil acabar por ir limitando o mesmo.

 

[Leia também: Das compras online até ao desperdício alimentar. Estes são os 10 hábitos que prejudicam mais o planeta]

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...