Como tornar a poupança entusiasmante? Eis os truques que vai gostar de conhecer

Aprenda a fortalecer a sua mente e a focar-se nos seus objetivos.

Podemos dizer que existem dois tipos de pessoas: os que adoram fazer compras e os que adoram poupar. A verdade é que quem naturalmente aprecia poupanças acaba por fazer compras mais sensatas e responsáveis. Já as pessoas que adoram comprar, têm uma grande dificuldade a aceitar os benefícios de poupar.

Para resolver este problema, os especialistas do portal AARP, sugere que é possível cumprir um conjunto de truques e jogos mentais que ajudem a tornar a poupança bem mais entusiasmante.

Eis alguns dos exemplos que vão ajudar a que sinta uma maior felicidade da próxima vez que acrescentar algum montante à sua conta poupança.

 

  1. Associe “a dor” a algo “doce”

Uma das formas mais clássicas de aumentarmos a nossa motivação para fazer uma qualquer tarefa aborrecida passar por associar uma recompensa ou algo positivo à atividade. O mesmo se pode (e deve) aplicar ao ato da poupança. Defina uma regra: sempre que gastar dinheiro em coisas supérfluas terá que adicionar o mesmo montante à sua poupança. Seja o dinheiro gasto num serviço de streaming ou num gadget qualquer desnecessário, o importante é garantir que sempre que comprar algo assim está também a ter que contribuir para o seu futuro financeiro.

 

  1. Simplifique

O que para si é mais simples: poupar 5€ por dia ou 150€ por mês? A verdade é que o montante é o mesmo, mas na nossa mente é bastante mais fácil convencermo-nos a poupar valores pequenos do que elevados. Estudos têm comprovado isso mesmo. As pessoas têm mais predisposição para poupar um valor mais pequeno diariamente do que um maior logo de uma só vez. Sempre que possível acrescente algo à sua poupança, mesmo que seja um montante pequeno.

 

  1. Imagine o seu futuro

Quando se está a tentar motivar para poupar mais é essencial que se concentre nos benefícios que isso irá gerar para o seu futuro. Pense frequentemente em tudo aquilo que irá conseguir obter com esse valor significativo. Um carro? Uma casa? Imagine as experiências fabulosas que irá conseguir viver assim que tiver um maior conforto financeiro.

 

  1. Automatize o processo

Uma boa forma de tornar a alocação de fundos para a sua conta poupança menos dolorosa passa por automatizar esse processo. Defina uma transferência automática mensal que agilize todo o processo, evitando que tenha que tomar qualquer decisão. Assim que recebe o seu salário o valor da poupança deverá ser imediatamente transferido.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...