Confia nas reviews de produtos online? Descubra tudo aquilo a que deve estar atento

Podem ser úteis para avaliar melhor um produto, mas podem também ser fabricadas e falsas. Não se deixe enganar.

Quando compra um produto online presta atenção às análises e comentários que outros compradores deixam na página? O mais provável é que o faça. Dados da consultora digital Igniyte revelam que cerca de 93% das pessoas afirmam que este tipo de “reviews” têm um impacto na sua decisão de compra.

A verdade é que conhecer a opinião de outras pessoas sobre um determinado produto ou serviço, pode ajudar-nos a tranquilizar o nosso estado de espírito, confirmando um qualquer desejo de compra. Por outro lado, caso as análises sejam negativas podem, sem dúvida, conseguir fazer com que já não queiramos finalizar uma aquisição.

Cientes da importância deste tipo de comentários para o sucesso dos seus negócios muitas empresas dão cada vez mais relevância a este aspeto nas suas lojas de e commerce. Infelizmente uma das principais consequências desta situação tem sido o surgimento e proliferação de inúmeras reviews falsas. Comentários e opiniões criados por perfis falsos, construídos para enganar e manipular os consumidores.

[Leia também: 5 dicas para fazer compras online de uma forma segura]

Nos EUA, a organização Fakespot – que se dedica a avaliar a veracidade deste tipo de comentários e análises – afirma que 1 em cada 3 reviews a produtos de lojas como a Amazon, TripAdvisor e Sephora não são de confiança. Tanto o Washington Post como a Comissão Federal para o Comércio parecem confirmar este parecer, existindo inúmeras investigações e relatos que identificam este grave problema.

Como saber se uma review é verdadeira?

Para o utilizador comum pode ser quase impossível perceber se um determinado comentário é ou não falso. Existem, no entanto, algumas dicas que podem ser úteis da próxima vez que estiver interessado em comprar algo online.

Recentemente o portal online AARP reuniu algumas informações com o intuito de apoiar os consumidores que desejem comprar – e ler análises – em algumas das mais conhecidas lojas ou serviços online. Conheça aqui as principais conclusões.

  1. Amazon

Uma das melhores formas de conferir se uma determinada review é verdadeira é perceber se o utilizador em questão não se refere apenas aos aspetos positivos. Um comentário que apenas destaque as coisas boas, que diga que tudo é fantástico e que não existe nada melhor, provavelmente pode não ser o mais confiável. Em alternativa procure comentários que abordem também os aspetos menos positivos do produto ou serviço.

Poderá também utilizar serviços gratuitos como o ReviewMeta ou Fakespot para avaliar a veracidade de um determinado rating ou review. Estes sites irão dar uma nota que irá ajudar a perceber se uma determinada avaliação é mais ou menos confiável.

  1. TripAdvisor

Neste caso tente sempre olhar para as reviews mais recentes, pois a qualidade dos serviços dos hotéis pode mudar muito ao longo dos anos e meses. Será sempre difícil perceber se os comentários feitos nestas páginas são de verdadeiros antigos hospedes, como tal o recomendado é que procure investigar em outros sites qual o tipo de avaliações mais associados ao hotel em questão. Procure por exemplo ir ao Booking.com ou ao Trivago e confira se as avaliações aqui são drasticamente diferentes.

  1. Yelp

Este site é conhecido por avaliar uma vasta gama de empresas e serviços, desde restaurantes a barbearias. Sempre que vê um determinado comentário tente clicar na fotografia de perfil da pessoa para perceber se se trata de um perfil falso ou não. Analise a atividade recente desse utilizador, se verificar que é sempre utilizado o mesmo tipo de linguagem positiva em todos os comentários ou o mesmo rating de 5 estrelas, então desconfie.

Aqui como nos outros casos, é importante que preste mais atenção a comentários que sinalizem tanto os aspetos positivos como os negativos de um determinado produto ou serviço. De resto não leia apenas um comentário ou uma avaliação, tente sempre ler vários para ter uma perceção mais completa sobre aquilo que está prestes a adquirir.

[Leia também: Apps que deve ter no seu Smartphone depois dos 65 anos]

 

 

Ler Mais