Conheça a história dos 5 criminosos mais famosos do Faroeste

Estes verdadeiros pistoleiros são algumas das personalidades mais temidas e icónicas da História.

Assaltantes de comboios, ladrões, assassinos. Os criminosos do Faroeste sempre foram sendo celebrados ao longo dos anos. Apesar da crueldade dos seus atos, a verdade é que o público e, sobretudo a indústria do cinema, sempre acharam cativante a história destes homens.

As pessoas adoram torcer pelos rebeldes e pouco avantajados, nesse sentido os criminosos perseguidos pelas autoridades conseguem recolher alguns sentimentos benevolentes. Representam o espirito rebelde e libertário que muitos nós gostariamos de adotar.

[Leia também: Estes são os signos dos serial killers mais famosos da história]

Conheça agora as histórias lendárias dos criminosos e pistoleiros mais famosos de todo o Faroeste.

 

  1. Jesse James

Jesse nasceu no Missouri em 1847, no seio de uma família apoiante da Confederação americana e defensora da escravatura. Enquanto adolescente, Jesse e o seu irmão juntaram-se a um grupo de guerrilha, tendo sido responsáveis pela morte de inúmeros soldados da União.

Muitos historiadores defendem que Jesse nunca deixou de combater na Guerra Civil. A sua frustração foi “canalizada” para as atividades criminosas: roubo de bancos, assaltos a comboios, etc. Considerava-se uma espécie de “Robin Wood” dos tempos modernos.

O seu gang atuava na região do Texas e West Virginia. Ao todo, entre 1860 e 1882 estima-se que tenham conseguido roubar mais de 200,000 dólares. Os jornais foram reportando sobre os seus feitos e ajudado a criar a lenda que hoje ainda muitos conhecem.

Em 1882, aos 34 anos, Jesse James foi morto por um cúmplice.

 

  1. Billy the Kid

Segundo reza a lenda, Billy the Kid assassinou 21 pessoas antes de fazer 21 anos – idade com que acabaria por morrer. A realidade parece indicar que “apenas” forma mortas 9 pessoas, no entanto os pormenores sobre a fase inicial da sua vida são insuficientes.

Acredita-se que nasceu em Nova Iorque no ano de 1859. Acabaria por ser levado para um orfanato após a morte da mãe. Na adolescência iniciou os seus roubos e atividades criminosas, tendo acabado preso. Escapou e fugiu para o Arizona onde se viria a juntar a diversos gangs.

Segundo explicam os especialistas, Billy tornou-se o símbolo da América: um indivíduo solitário e pequeno que luta contra todas as adversidades e contra a corrupção dos governos. Acabaria por ser morto por um agente da Lei em 1881.

 

  1. Belle Star

Nascida numa boa família, simpatizante da Confederação, Myra Maybelle Shirley Starr acabaria por ficar conhecida apenas como “Bandit Queen”. Quando ainda era adolescente Jesse James e o seu gang, fizeram uso da casa de Bell para se esconderem. Este foi o primeiro contacto da rapariga com o mundo organizado do crime.

Nos anos que se seguiram Belle acabaria por casar com 3 diferentes criminosos. Envolveu-se numa série de atividades criminosas. Mais tarde, em 1886, acabaria por ser presa por roubo de cavalos, no entanto foi capaz de assegurar a sua libertação devido aos seus skills de advocacia.

Starr acabaria por ser assassinada com 40 anos em 1889. A morte nuca foi explicada, nem o crime resolvido. Muitos suspeitam que tenha o filho de Belle tenha sido o responsável.

 

  1. Butch Cassidy

Robert LeRoy Parker nasceu no ano de 1866 em Circleville, Utah. Este famosos criminoso – que mais tarde iria adotar o nome Butch Cassidy – cresceu muito pobre, sendo apenas um de 13 irmãos. Ao chegar à adolescência começou a trabalhar para um homem chamado Mike Cassidy que lhe ensinou tudo sobre a vida de um criminoso.

Em 1889 cometeu o seu primeiro grande crime. Assaltou um banco e roubou mais de 20,000 dólares. Com esse dinheiro começou a criar o seu próprio gang, ao qual se foram juntando cada vez mais criminosos.

Ao longo de toda a sua vida viria a assaltar muitos mais bancos e comboios, matando pelo caminho todos os que lhe fizessem frente. Acabaria igualmente por ser preso algumas vezes. Acredita-se que terá fugido para a Argentina onde viveu até morrer.

 

  1. John Wesley Hardin

Afinal será que matou 20, 40 ou 50 pessoas? Nunca iremos saber com exatidão, mas não existe qualquer dúvida sobre um instinto matador de Hardin. Segundo o próprio, “nunca matei ninguém que não precisasse de morrer”.

Jonh Hardin foi um dos mais perigosos homens do Faroeste. Nasceu em 1852 no Texas e desde sempre demonstrou as suas tendências agressivas. Esfaqueou um colega de escola, matou um homem aos 15 anos e sempre demonstrou o seu apoio à Confederação.

Esteve preso e escapou da prisão várias vezes ao longo da sua vida. Nunca parou de matar pessoas. Mais tarde na vida chegou a exercer advocacia, mas esse percurso respeitoso da lei não durou muito tempo. Mandou diversas vezes assassinar certos clientes.

Curiosamente John Hardin acabaria por ser assassinado por um dos homens que havia contratado para matar um cliente, mas que acusava Hardin de nunca lhe ter pago.

 

 

Fonte: History.com

 

Ler Mais