Conheça as doenças mais comuns dos idosos

A palavra de ordem é mesmo prevenir.

Í importante estar atento à saúde da pessoa idosa e prevenir possíveis sintomas, de modo que ela aproveite ao máximo essa fase, com mais bem-estar e qualidade de vida.

AVC
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das doenças mais comuns em idosos, além de ser uma das maiores causas de morte ou de incapacidade física e mental. É uma espécie de derrame cerebral, e os sintomas incluem problemas para andar, falar ou até mesmo compreender coisas simples.

Alzheimer
Trata-se de um tipo de demência, mas que provoca uma deterioração progressiva, global e irreversível de algumas funções cognitivas.

A memória é a mais afetada, porém, os sintomas também surgem na dificuldade de lidar com a concentração, na falta de atenção, na dificuldade de articular o pensamento e usar a linguagem etc.

A alerta:

• repetir tarefas ou conversas;

• não lembrar de pessoas ou de lugares conhecidos;

• ter dificuldade em executar alguma tarefa do dia a dia;

• perder o discernimento, como vestir-se inadequadamente em determinadas situações ou épocas do ano;

• apresentar problemas de comunicação, ou esquecer-se de palavras comuns do cotidiano;

• mostrar uma imprevisibilidade emocional, com alteração na personalidade.

Parkinson
Degenerativa e progressiva, afeta partes cerebrais. Altera principalmente os movimentos do corpo, provocando tremor, lentidão, desequilíbrio, falta de reflexo e até rigidez involuntária dos músculos.

Diabetes
Também pode ser hereditária. É uma espécie de hiperglicemia, ou seja, quando há uma concentração maior de glicose no sangue. Isso acontece porque a doença impede a produção suficiente ou a absorção saudável de insulina, a hormona que regula os níveis glicémicos no sangue.

Osteoporose
É uma das doenças mais comuns em idosos e pode ser identificada a tempo de prevenir fraturas graves. Tratamento à base de suplementação de cálcio e de vitamina D, além de exercícios, fisioterapia e mudança de hábitos — como a eliminação do cigarro e do álcool.

Hipertensão
A origem é genética ou causada por um estilo de vida pouco saudável, sobretudo em relação à má alimentação e à falta de atividade física.

Infeção Urinária
Enfermidades causadas pela ação de micro-organismos (normalmente bactérias) no trato urinário. Dependendo do sitio onde se dá a infeção, a doença recebe um nome diferente: uretrite (infeção na uretra), cistite (na bexiga) ou pielonefrite (nos rins).

Infeções Respiratórias
A maioria dessas doenças são causadas por vírus, bactérias, fungos ou mesmo pela inalação de agentes alérgicos.

 

Transtornos Mentais
A saúde e o bem-estar de uma pessoa de qualquer idade não devem se limitar às condições físicas. A saúde mental é parte essencial de uma boa qualidade de vida, inclusive na terceira idade.

Ler Mais


loading...
Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

69 − 64 =