Conhece o segredo japonês para viver até aos 100 anos?

Pode começar a incluir a palavra “ikigai” no seu vocabulário.

O Japão é sem dúvida um dos países mais “envelhecidos” do Mundo. Um quarto de toda a sua população tem mais de 65 anos. É certo que existem diversos fatores que podem ajudar a explicar esta situação, tal como nos revela o portal Considerable. Nomeadamente o regime alimentar saudável, o sistema de saúde acessível de qualidade e o uso quase universal de transportes públicos (que promove o exercício físico), são algumas das principais razões que permitem um envelhecimento com maior qualidade.

No entanto existe um outro segredo que aparentemente tem ajudado parte da população japonesa a viver mais do que 100 anos. Tudo se resume numa só palavra: ikigai. Esta curiosa expressão japonesa procura exprimir uma vida com propósito. “Iki” significa literalmente viver e “gai” significa “razão”. Este estilo de vida é particularmente comum na região de Okinawa, conhecida por ter uma grande prevalência de residentes com 100 ou mais anos.

Enquanto conceito o “ikigai” pode ser resumido como a razão de viver. Aquilo que nos faz acordar todos os dias. Passar tempo com a família, ter um emprego relevante ou a prática de voluntariado, ensinar gerações mais novas, etc. Ikigai é aquilo que dá “cor” às nossas vidas, é aquilo que nos faz sentir satisfeitos.

Em 2008, um estudo da Tohoko University Graduate School of Medicine procurou melhor entender de que forma uma vida com propósito (ikigai) afeta o risco de mortalidade. Os participantes do estudo que afirmaram sentir ter um ikigai nas suas vidas, apresentaram riscos menores de doenças cardiovasculares e menores taxas de mortalidade. Sete anos após este estudo, 95% dos mesmos participantes que afirmaram ter ikigai nas suas vidas estavam ainda vivos. Apenas 83% dos que afirmaram não ter este propósito definido nas suas vidas ainda estavam ainda vivos. Sendo certo que é necessário existirem mais estudos sobre este tema, estes resultados parecem ser promissores ao revelarem a importância deste sentido de vida

Mas afinal como podemos sentir um ikigai nas nossas vidas? O primeiro passo é tentar viver a sua vida de uma forma menos apressada. Ter tempo para parar um pouco e apreciar tudo aquilo que está a acontecer de positivo no momento. Isto irá contribuir para que sinta uma maior gratidão e gratificação ao realizar até as tarefas mais simples. Os exercícios de meditação podem ser importantes ao longo deste processo, contribuindo para que consiga sentir o Presente de uma forma mais intensa.

Procure ainda estabelecer laços fortes com a sua comunidade. Tensões, distância e conflitos constantes apenas adicionam mais stress e contribuem para que sinta mais isolado. Caso esteja já reformado, tente aproveitar o seu tempo para se aproximar da sua família e amigos. Fortaleça as suas amizades mais antigas e faça questão de criar algumas novas. Para este efeito, fazer voluntariado pode ser uma excelente forma de se aproximar da sua comunidade e de se sentir parte integrante de algo maior.

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...