Tem a certeza que conhece os (todos) os fatores de risco que dão origem à menopausa precoce?

Fique a par para não ser “apanhada” de surpresa

Ter sofrido uma cirurgia no útero ou ovários

A remoção cirúrgica dos dois ovários origina a menopausa imediata porque são eles os responsáveis pela libertação de hormonas.

A mãe ter tido menopausa cedo

A idade média da menopausa é 51 anos, mas para algumas mulheres, pode começar em aos quarenta anos ou antes. se sua mãe teve menopausa precoce, você tem seis vezes mais possibilidades de ter a mesma experiência

Fuma ou vive com alguém que fuma

O fumo pode levar as mulheres à transição para a menopausa até dois anos antes do esperado. Tudo por causa dos efeitos anti estrogénicos da nicotina.

Teve problemas em engravidar

Se foi diagnosticada com reserva ovariana diminuída (ROD) ao passar por tratamento de infertilidade, vai passar por uma menopausa precoce.

Foi submetida a um tratamento contra o cancro

A menopausa precoce pode ser um efeito colateral da radiação ou da quimioterapia. Estes tratamentos frequentemente danificam o tecido ovariano, resultando em insuficiência ovariana prematura, causando a menopausa.

Está muito abaixo do peso

O estrogénio é armazenado no tecido adiposo, portanto, o excesso de peso aumenta a probabilidade de um início mais tardio da menopausa, já que há mais estrogénio.

Tem uma doença autoimune

Mulheres que sofrem de condições como artrite reumatoide, lúpus ou doença de Addison podem ter danos nos óvulos causados pelo próprio sistema imunológico.

 

 

 

Ler Mais