Tomar o medicamento ajuda a aliviar praticamente qualquer sintoma mas os especialistas avisam: nunca deve exceder a dose recomendada.
Os efeitos secundários mais comuns do paracetamol são sonolência e fadiga, mas também erupções cutâneas e irritação na pele. Em alguns casos, as pessoas podem ocasionalmente experimentar um baixo nível de açúcar no sangue e tremores, sensação de fome, desmaio ou confusão depois de tomar um paracetamol, segundo um relatório da Alcohol and Drug Foundation, do Reino Unido.
“O uso de qualquer droga traz sempre algum risco – mesmo os medicamentos podem produzir efeitos secundários indesejados. É importante ter cuidado”, advertiu. A dose habitual para adultos é de um ou dois comprimidos de 500mg até quatro vezes em 24 horas.
Também o NHS (National Health Service) alerta que a overdose de paracetamol pode causar sérios efeitos colaterais. “Não fique tentado a aumentar a dose ou tomar uma dose dupla se a sua dor for muito forte”, explicou. “Tomar muito paracetamol pode ser perigoso e pode precisar de tratamento.”
“Não tome paracetamol juntamente com outros medicamentos que contenham paracetamol. Se tomar dois medicamentos diferentes que contenham paracetamol, existe o risco de overdose”, alertam, frisando que náuseas e vómitos são sintomas “extremamente comuns” de uma overdose de paracetamol. Esses sintomas podem ocorrer poucas horas após a ingestão de uma dose hepatotóxica, apontou o órgão de saúde britânico.
Hepatotoxicidade é a lesão ou dano hepático causado pela exposição a drogas. Os sintomas de envenenamento dependem da substância e da quantidade ingerida. Sinais específicos de envenenamento por paracetamol também podem incluir pele ou a parte branca dos olhos mais amareladas, perda de coordenação e baixo nível de açúcar no sangue.
“Tomar um ou dois comprimidos extras por acidente provavelmente não será prejudicial, desde que você não tome mais de oito comprimidos em 24 horas”, alertou o NHS, acrescentando que deve esperar pelo menos 24 horas antes de tomar mais paracetamol.