Costuma sentir um sabor metálico na sua boca? Descubra o que poderá estar a causar esta sensação

Atenção: este estranho sintoma pode significar algo mais grave para a sua saúde.

A sensação de um sabor metálico na boca é mais comum do que imaginamos, especialmente para as pessoas com idade mais avançada. Apesar de em muitos casos, não significar nenhum problema de saúde grave, a verdade é que podem existir situações mais complicadas que justifiquem a sua preocupação.

O sabor metalizado pode estar relacionado com condições graves, tais como problemas nos rins ou no fígado, diabetes ou até certos tipos de cancro. No entanto, estas situações não são tão comuns e habitualmente são acompanhadas por outros sintomas mais perceptíveis.

Se em geral uma pessoa se encontra saudável, este tipo de sensação é normalmente benigna, mas deve merecer a nossa atenção e porventura algum tipo de tratamento. Segundo o Dr. Michael Rabovsky da Cleveland Clinic podem existir algumas causas principais que justificam este sabor na sua boca.

  1. Má higiene oral

Se não escova regularmente os dentes e se não utiliza fio dentário, então pode estar aumentar a probabilidade de surgir algum tipo de infecção na sua boca. Este tipo de infecções podem produzir esse estranho sabor e deveram ser tratadas por um dentista ou profissional de saúde.

  1. Alguns medicamentos

Certos remédios e produtos farmacêuticos podem causar um certo sabor metalizado: antibióticos como a tetraciclina; produtos para o tratamento da Gota com o alopurinol; ou até o lítio, usado para o tratamento de certas doenças psiquiátricas. Tudo isto é absorvido pelo o corpo e mais tarde libertado através da saliva.

  1. Estágios iniciais de gravidez

Durante os meses iniciais de uma gravidez muitas mulheres acabam por registar uma alteração nas suas papilas gustativas e no seu paladar em geral. É normalmente um inconveniente provocado pelas alterações hormonais e que muitas vezes se manifesta através desta sensação metálica.

  1. Demência

As pessoas que sofrem de demência apresentam habitualmente algumas alterações anormais no seu paladar. Isto acontece porque as papilas gustativas estão conectadas ao cérebro através de nervos. Ora, se a parte do cérebro responsável por este sentido estiver com algumas insuficiências é normal que surjam algumas alterações no gosto.

  1. Exposição a químicos

Se por um qualquer motivo estiver mais exposto a alguns “agentes” como o mercúrio ou o chumbo que possam ser inalados, este fator pode produzir um sabor de metal na boca.

 

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...