O Metropolitano de Lisboa vai iniciou a 07 de setembro, na estação Alameda, a instalação de cinco novos elevadores, com vista a melhorar a acessibilidade em toda a estação. Com um investimento total de 1 milhão de euros, prevê-se que a obra esteja concluída até ao final do corrente ano.
Os cinco elevadores existentes na estação Alameda têm 23 anos, sendo que a esperança média de vida desses equipamentos com semelhantes características rondam os 25 anos, pelo que os mesmos se encontram em período de fim de vida.
Os trabalhos de construção e instalação dos novos elevadores, vão permitir o acesso entre a superfície e o cais a pessoas de mobilidade reduzida, designadamente de cadeira de rodas. Assim, vão ser substituídos dois elevadores na estação Alameda I (linha Verde), de ligação átrio/cais/átrio, e três elevadores na estação Alameda II (linha Vermelha), sendo que um deles fará a ligação rua/átrio.
A substituição desses cinco elevadores por equipamentos mais modernos e resistentes, será efetuada de forma faseada, de modo a não causar constrangimentos a quem deseja utilizar a estação.
Esta intervenção insere-se no plano de adaptação e modernização das estações que o Metropolitano de Lisboa tem vindo a concretizar no âmbito do Plano Nacional para a Promoção da Acessibilidade, com o objetivo de alcançar o princípio de “Acessibilidade e Mobilidade para Todos”.