Costuma usar o Metropolitano de Lisboa? Pois saiba que está de parabéns

Sabe o motivo?

O Metropolitano de Lisboa deu início às comemorações do seu 75º aniversário com uma sessão realizada esta sexta-feira, dia 27 de janeiro, que contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e do Presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, Vitor Domingues dos Santos.

 

Para assinalar o 75º aniversário, o Metropolitano de Lisboa inaugurou a exposição “O Metro dá vida à cidade”, patente no interior de uma carruagem instalada no Terreiro do Paço, junto ao Torreão Poente.

 

Com esta exposição, o Metro convida os seus clientes a revisitar os marcos históricos da empresa, ao mesmo tempo que apresenta a sua aposta no futuro, dando a conhecer os projetos que está a desenvolver no âmbito do seu Plano de Expansão e Modernização.

 

“O Metro dá vida à cidade” é uma exposição de entrada livre, que pode ser visitada até dia 28 de fevereiro, todos os dias, das 10h00 às 20h00.

 

Durante a cerimónia foi, ainda, lançada a entrada em circulação do Postal Inteiro da República com o qual os CTT Correios de Portugal homenageiam os 75 anos do Metro de Lisboa.

 

Linha Vermelha chega a Alcântara em 2026

 

Nesta sessão, foi ainda lançado o Procedimento de Contratação Pública com Publicidade Internacional de Empreitada de Conceção e Construção da Extensão da linha Vermelha a Alcântara.

 

Este é um novo passo rumo à concretização deste projeto inserido no Plano de Expansão e Modernização, depois do projeto ter recebido a Declaração de Impacto Ambiental (DIA) favorável, condicionada ao cumprimento dos termos e condições impostas no documento, pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

 

Com uma extensão total de cerca de quatro quilómetros, o prolongamento da Linha Vermelha São Sebastião/Alcântara iniciar-se-á a partir da zona já construída, localizada após a estação São Sebastião, através de um troço em túnel construído junto ao Palácio da Justiça. Ao longo do traçado de túnel de via dupla prevê-se a construção de três novas estações subterrâneas – Amoreiras/Campolide, Campo de Ourique e Infante Santo – e uma estação à superfície – Alcântara.

 

A conclusão deste prolongamento está prevista para o ano 2026, estando enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência 2021-2026, com um financiamento no montante global de € 405 400 000,00 (quatrocentos e cinco milhões e quatrocentos mil euros).

 

Enquanto projeto estruturante para a Área Metropolitana de Lisboa, o Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa tem como objetivo contribuir para a melhoria da mobilidade na cidade, fomentando a acessibilidade e a conectividade em transporte público, promovendo a redução dos tempos de deslocação, a descarbonização e a mobilidade sustentável.

Ler Mais