Covid-19. 5 dicas (simples) para ajudar os casais a enfrentar a quarentena

Não deixe que esta fase de maior stress e tensão prejudique o bem-estar do seu relacionamento.

Todos sabemos que passar 24h com a mesma pessoa pode ser desafiante. Mesmo para os casais mais felizes e apaixonados, pode acabar por ser algo sufocante não ter a possibilidade de “desligar” e usufruir da nossa própria individualidade por alguns momentos.

Para muitas pessoas que estejam em relacionamentos saudáveis e onde o respeito prevaleça sempre, a quarenta pode, no entanto, apresentar um enorme desafio. Para além de toda a incerteza em redor do nosso futuro e das nossas preocupações sobre o nosso estado de saúde (ou o dos outros), a verdade é que este momento pode gerar uma grande tensão no casal. Durante estas semanas é provável que passem todo o tempo juntos e como tal podem surgir algumas zangas ou desentendimentos inesperados. Certas coisas podem agora parecer insuportáveis ou pouco atraentes.

[Leia também: Do livro ao exercício. Estas são as coisas que pode (e deve) fazer durante a quarentena]

É importante relembrar que este é um momento que foge à normalidade. O casal deve estar ciente desta realidade e procurar ao máximo suavizar os efeitos mais negativos. Manter a calma e a harmonia é assim fundamental.

Eis algumas dicas que pode (e deve considerar) nos próximos dias, de acordo com os especialistas do portal Psychology Today.

De referir que estas recomendações aplicam-se sobretudo a casais felizes que vivam relações normalmente saudáveis. Caso esteja inserido numa relação abusiva ou seja vítima de violência doméstica então deve procurar ajuda ou consultar as linhas de apoio.

 

  1. Diga: “eu amo-te”

Pode parecer algo básico, mas não deixa de ser importante. Idealmente deve dizer isto todos os dias. Demonstrar o nosso amor pelo nosso parceiro é um passo fundamental para o fazermos sentir mais confortável e seguro. É algo que traz harmonia e positividade ao relacionamento.

Caso não se sinta especialmente motivado para expressar estes sentimentos, então é possível que existam algumas frustrações ou preocupações que deve procurar analisar. Nestas situações é recomendado que faça o exercício de se lembrar de todas as principais qualidades da outra pessoa. Lembre-se de quando se apaixonaram, de quais os aspetos que mais admira, todas as coisas que ele/a faz bem.

Este tipo de pensamento irá ajudar a posicionar a sua mente de uma forma mais positiva, possibilitando que seja mais gentil para a pessoa que tem a seu lado.

  1. Escolha as suas batalhas

Vão sempre existir momentos de conflito ou de desentendimentos. É impossível que um casal se relacione sempre de uma forma perfeita, em completa harmonia. Isso não existe. Esteja preparado para esta realidade, no entanto procure igualmente perceber o que deve (ou não) dizer. Certas coisas não valem a pena ser mencionadas e podem simplesmente irritar ou entristecer o nosso parceiro. Sobretudo em tempos de maior stress devemos evitar dizer algumas coisas que não merecem a nossa atenção e que não contribuem positivamente para o bem-estar da relação.

Não esteja constantemente a criticar ou identificar um determinado comportamento indesejado. Aprenda a distinguir os assuntos sérios – que precisam mesmo de ser resolvidos – de pequenos gestos ou atitudes mais irritantes.

  1. Faça o seu papel

Nestes momentos, a solidariedade torna-se particularmente importante. Sobretudo para um casal. Saber dividir equitativamente as tarefas domésticas é absolutamente fundamental para assegurar o bem-estar do relacionamento. Cada um deve cumprir os seus deveres, e ajudar o outro sempre que necessário. Caso sinta, que esta divisão não está a ser feita de uma forma equilibrada então fale com o seu parceiro, comunique a sua insatisfação e procure encontrar um novo modelo que funcione.

  1. Seja gentil para si mesmo

Uma das coisas mais importantes para o sucesso de uma relação é saber cuidar de si mesmo. Se não estiver bem, é provável que a sua relação não permaneça equilibrada durante muito tempo. Manter uma harmonia física e mental é especialmente relevante em momentos de crise. Durante estes dias experimente fazer coisas sozinho que lhe tragam alguma calma. Seja ler, escrever ou meditar, é fundamental que seja capaz de encontrar alguns momentos de relaxamento que apenas procurem reforçar o seu próprio bem-estar.

Procure evitar pensamentos mais negativos ou destrutivos. Caso se sinta mais em baixo, procure falar com um amigo ou com um terapeuta. Dê conselhos a si mesmo, tal como daria a um qualquer amigo que estivesse a sentir o mesmo que você. Seja agradável para consigo, gentil, e compreenda que este é um momento desafiante.

  1. Dê prioridade à segurança

Acima de tudo, nesta fase o casal deve garantir que tudo está a fazer para se manterem seguros. Ambos devem respeitar as diretrizes impostas de maneira igual. Caso um esteja a cumprir certas regras e outro a ignorar os alertas, então irá criar-se uma enorme tensão. Estarem alinhados nesta fase é fundamental. Devem conversar e definir em conjunto quais os procedimentos que irão seguir.

Caso um dos membros do casal esteja a ter que ir trabalhar diariamente fora de casa, é fulcral que se tenha especial atenção ao seu bem-estar. Para além de garantir que são cumpridas as principais precauções, deve sempre avaliar de que forma o stress ou ansiedade podem estar a afetar esta pessoa.

 

[Leia também: 7 dicas para ajudar a organizar a casa durante a quarentena]

 

Ler Mais