Covid-19. 5 erros que deve evitar durante o período de desconfinamento

Apesar de uma maior liberdade de movimentos, existem alguns comportamentos e hábitos que vão continuar a ser desaconselhados. Perceba aqui o que não deve (mesmo) fazer.

Esta semana marcou o início de um “novo normal” para muitos portugueses. Lentamente estão a ser decretadas as ordens de reabertura de serviços, comércios e empresas. É essencial conseguirmos reativar o país e impedir que este surto, para além de todas as já infelizes consequências para a saúde pública, deixe também para trás uma economia devastada.

Sendo certo que este desconfinamento é essencial, ele não significa que podemos já regressar a todo o tipo de hábitos e comportamentos do passado. Tudo mudou. Novas regras vão condicionar a forma como interagimos com os outros e a forma como trabalhamos ou frequentamos espaços públicos.

[Leia também: Covid-19. 5 coisas que provavelmente não vamos voltar a ver nos aviões]

Até que exista uma imunidade generalizada, certos comportamentos continuarão a ser desaconselhados, de forma a reduzir o risco de contágio e de um novo “pico” de casos. Eis alguns dos erros e comportamentos que deve continuar a evitar nestes próximos dias e semanas.

 

  1. Apertos de mão

A verdade é que já antes da pandemia sempre existiram pessoa que não lavavam as mãos depois de ir à casa-de-banho. Cumprimentar estes indivíduos sempre foi um risco de infeção. Agora, mais do que nunca, é recomendado que evite cumprimentar com um aperto de mão outras pessoas. Se por acaso o fizer lembre-se da importância de lavar ou desinfetar logo as mãos para garantir a sua segurança (e a dos outros).

  1. Não respeitar o distanciamento social

Nestas próximas semanas, em particular devido a reabertura de comercio e restaurantes, será fundamental que todas as pessoas se lembrem da importância de continuar a respeitar um distanciamento social em relação aos outros. Não poderemos relaxar. Todos os locais que frequentamos terão que estar atento a esta situação, garantido que existem condições de segurança para que os possamos visitar.

  1. Tentar ir a um restaurante sem ligar primeiro

No próximo dia 18 de Maio está prevista, no Plano de Desconfinamento, a reabertura condicionada de alguns restaurantes. Sendo certo que esta é uma boa noticia para o setor e para todos os portugueses que têm saudades de jantar ou almoçar fora, a verdade é que agora a experiência será muito diferente. Uma das recomendações essenciais é que antes de ir até um restaurante, ligue primeiro para confirmar quais as restrições de lugares e quais os protocolos de segurança. Se possível faça logo uma marcação para evitar surpresas desagradáveis.

  1. Pagar em dinheiro “vivo”

Durante estes próximos meses é desaconselhado que use notas e moedas para fazer os seus pagamentos. Este tipo de transações representa um risco de contágio, pois obriga a que várias pessoas toquem numa mesma nota ou moeda. Privilegie o uso de cartão de debito ou de serviços como o MBWay que permitem fazer pagamentos de uma forma mais segura.

  1. Agendar uma festa com amigos

É certo que todos estamos com saudades de conviver livremente com os nossos amigos. No entanto este ainda não é um momento de combinar grandes ajuntamentos, sobretudo dentro de casa. Ainda não poderemos combinar festas ou grandes celebrações. Como alternativa, pode combinar com um ou outro amigo encontrarem-se para dar um passeio pelas ruas, assegurando que não se aproximam muito e que usam máscara, claro.

 

[Leia também: Da meditação às artes. Estas são as estratégias que o vão ajudar a lidar melhor com a solidão]

 

Ler Mais