Partilhar

Covid-19: com os números a subir entidades revelam que mais de 123 mil doses inutilizadas na última campanha de vacinação

Mais de 123 mil vacinas contra a covid-19 foram desperdiçadas na última campanha de vacinação, representando uma taxa de inutilização de 5,8%, indica o relatório hoje divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

21 Junho 2024
Forever Young com Lusa

“Durante o período em análise, foram registadas 123.391 doses de vacinas contra a covid-19 inutilizadas, 8.592 em contexto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e 114.799 em contexto de farmácias comunitárias, verificando-se uma proporção de inutilização total para covid-19 de 5,83%”, refere o documento sobre a campanha de vacinação do outono e inverno de 2023-2024.

Quanto à vacina contra a gripe, 2.628 doses foram inutilizadas (0,11%), das quais 362 nas unidades do SNS e 2.266 nas farmácias comunitárias, adianta a DGS, que explica que as vacinas podem ser inutilizadas por diversas razões, como a quebra acidental na manipulação, problemas na rede de frio e prazo de validade expirado.

O relatório considera também “natural e esperado” a maior proporção de inutilização de vacinas para a covid-19, uma vez que o mesmo frasco contém várias doses, ao contrário da vacina da gripe, disponibilizada com uma formulação de unidose.

“Era igualmente expectável uma maior proporção de inutilização nas farmácias por menor experiência na gestão do processo de vacinação”, reconhece ainda o documento.

De acordo com os dados agora divulgados, foram administradas na última campanha sazonal mais de 1,9 milhões de vacinas contra a covid-19, das quais 1,3 milhões nas farmácias e cerca de 616 mil nas unidades do SNS.

Na comparação com a campanha de 2022-2023, verificou-se uma “redução generalizada da cobertura da vacinação” contra a covid-19, que ficou abaixo em todos os grupos etários.

Na faixa etária dos 60 aos 64 anos, a cobertura vacinal ficou-se pelos 40%, quando tinha sido de 60% na anterior campanha de 2022-2023, enquanto no grupo de pessoas entre os 65 e 69 anos baixou dos 71% para os 51%.

Nos mais idosos, com 80 ou mais anos, a diferença entre as campanhas foi menor, com uma redução de 77% para 66% de cobertura vacinal contra a covid-19.

Relativamente à gripe, com quase 2,5 milhões de doses administradas, a cobertura foi semelhante nas duas últimas campanhas sazonais, sendo superior a 70% nos vários grupos etários a partir dos 65 anos e atingindo os 79% nos idosos com mais de 80 anos.

Depois dos centros de vacinação durante a pandemia, a internalização do processo de vacinação sazonal nas unidades de saúde do SNS, juntamente com o acesso através da rede de farmácias, que administraram cerca de 70% das vacinas, demonstrou ser uma “estratégia eficiente para manter a cobertura vacinal elevada”, salienta a DGS.

“Este modelo híbrido de administração vacinal permite uma maior flexibilidade e conveniência para os utentes, resultando numa distribuição mais ampla e acessível das vacinas”, considera o relatório.

Para as próximas campanhas sazonais, é “desejável manter a colaboração” entre o SNS e as farmácias, melhorar as estratégias de comunicação para combater a hesitação vacinal e assegurar uma “logística robusta” para a distribuição rápida e eficiente das vacinas, aconselha o relatório.

Durante a última campanha nunca se verificou rutura de stock das vacinas contra as duas doenças.

PC // CMP

Lusa/Fim

Mais Recentes

Temperaturas baixas? Descubra como proteger a bateria do seu veículo elétrico com estas recomendações

há 4 horas

Mafra é agora roupa de mesa em 100% linho: perfeito para a época festiva

há 6 horas

A tradição já não é o que era: descubra as receitas de Natal que todos conhecemos, mas com ingredientes alternativos

há 6 horas

«Aqui a celebração do Ano Novo vai ser em grande», garante o Barceló Funchal Oldtown

há 7 horas

Depois do sucesso do Aethos Ericeira, a cadeia hoteleira chega a Espanha

há 8 horas

Mais de 80% dos portugueses que vão viajar na passagem de ano preferem visitar locais dentro da Europa

há 8 horas

A cantora brasileira JADSA atua em Portugal no início de 2025

há 8 horas

Parece fácil, mas não é: conheça os passos essenciais para um ótimo corte de barba

há 9 horas

Nem Paris nem Roma: esta ilha com forma de coração é o destino mais romântico

há 9 horas

Tratamentos e massagens com descontos até 50% estão à sua espera: mas há um prazo para usufruir desta oferta

há 10 horas

Vá para a neve em grande estilo: conheça os looks certos que ecoam elegância e aconchego (além de bom gosto)

há 10 horas

Ver tubarões no mar é normal; vê-los, literalmente, espetados num telhado nem tanto

há 10 horas

Neste pequeno país é proibido usar chapéus e óculos de sol por respeito ao chefe da aldeia

há 10 horas

Nestes países celebrar o Natal é punível até com a morte: e estas são as razões

há 10 horas

Cancro do pulmão: «Tem havido progressos significativos nos tratamentos que oferecem novas opções para doentes com doença avançada», José Miranda, cirurgião torácico

há 11 horas

Nunca mais vai precisar de lavar o edredom: com este truque vai poder limpá-lo sem usar a máquina de lavar

há 11 horas

Programas especiais para celebrar o Natal e o Ano Novo é a proposta dos Hoti Hoteis

há 11 horas

PHC Hotels e Operação Nariz Vermelho: uma parceria que transforma vidas com sorrisos

há 11 horas

Celebre o Natal com afeto e delicadeza: esteja atento aos cuidados da pele sensível dos mais pequenos

há 11 horas

Preocupa-se com a saúde da sua visão? Conheça este espaço e descubra um conceito inovador de cuidados óticos em Portugal

há 13 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.