Estudo: pessoas que tomam conta dos mais novos vivem mais

Avós que cuidam dos netos têm uma maior probabilidade de prolongar a sua vida.

Se procura um incentivo adicional para passar algum tempo de qualidade com os seus netos diga que isso pode ajudar a que viva mais uns 20 anos. Esta ideia foi reforçada por um estudo britânico, que assim revela que avós e netos podem colher benefícios do seu tempo juntos. O estudo de 2017, que foi agora revisto pelos seus pares, encontrou uma ligação entre o aumento da expectativa de vida dos avós e o tempo que passam com os netos.

Um dos coautores do estudo, David Coall, congratulou-se com o facto de estar envolvido no campo da investigação, pois «enquanto as evidências se acumulam, esperamos fazer mais recomendações úteis para uma vida saudável». Porém, «apesar de algumas atualizações no campo, outras ligações precisam ainda de ser apuradas», destacou o professor universitário.

Para efeitos deste estudo foram analisadas as condições de saúde e sociais de mais de 500 participantes entre 1990 e 2009. A base de dados foi feita por entrevistas, – que incluiu uma secção em que os participantes descreveram a frequência com que cuidavam de um neto sem a presença dos pais -, e os exames médicos, em intervalo de dois anos. De destacar que este estudo se concentrou apenas nos avós que prestavam um serviço de cuidado periódico.

A equipa de investigação descobriu que os avós que tomam conta dos seus netos têm um risco inferior de morte (37%) comparado com os avós que não cuidam. A mesma redução foi observada na comparação entre os avós que cuidam e as pessoas que não são avós. No entanto, a equipa usou os mesmos dados, também, para perceber se os avós eram mais saudáveis por cuidar ou cuidavam porque eram saudáveis e capazes de o fazer.

Assim, David Coall resumiu os resultados na descoberta de que «a saúde representa apenas 22 por cento da associação causa-efeito entre o cuidar dos netos e a longevidade» e de que curiosamente existe ainda «um efeito direto desse cuidado na longevidade, embora ainda procuremos as razões para o mesmo», acrescentou.

No entanto, passar tempo com os netos e ajudar membros da família ou os amigos, indiscutivelmente, dá às pessoas uma sensação de propósito, que as ajuda a manter física e mentalmente ativas. Com a atenção de que existem diferentes formas de ajudar os outros.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Josefinas abre lojas pop-up em Braga e Lisboa
Automonitor
Cepsa Black Week começa esta sexta-feira