Da perda de peso até uma maior longevidade. Conheça 10 (incríveis) benefícios de andar a pé

Uma simples caminhada pode contribuir de uma forma significativa para melhorar o seu bem-estar e estado de saúde. Descubra como.

Uma atividade física regular é uma das melhores formas de nos mantermos saudáveis e ativos. No entanto (e felizmente) nem sempre é necessária uma adesão a um ginásio ou a aquisição de equipamentos dispendiosos para conseguirmos exercitar o nosso corpo.

Muitos são os exercícios que podemos fazer usando simplesmente o nosso corpo. A corrida e o jogging são alguns dos exemplos mais populares. Sendo certo que estas são excelentes alternativas caso esteja interessado em melhorar a sua condição física, existe uma outra forma de conseguir assegurar que se mantém ativo: andar a pé.

[Leia também: Conhece os treinos intervalados? Saiba aqui como até a caminhar pode vir a aumentar os seus “ganhos”]

Independentemente de querer atingir o objetivo diário recomendado de 10 000 passos ou de simplesmente gostar de dar passeios pela cidade, a verdade é que este é um tipo de exercício quase perfeito. Faz bem ao corpo e à mente. Não requer qualquer tipo de equipamento dispendioso.

Da perda de peso até ao fortalecimento dos músculos e ossos, estes são as razões que o devem convencer a sair de casa para dar um passeio.

 

  1. Ajuda a manter um peso corporal saudável

Caminhar é uma excelente forma de gastar calorias. Quanto mais tiver o hábito de andar com frequência, mais facilidade terá em garantir que não aumenta subitamente de peso. Este tipo de atividade regular é uma das formas mais eficazes de contribuir para manter o seu peso ideal.

  1. Fortalece o cérebro

Será possível que andar a pé ajude a preservar as nossas capacidades cognitivas? Um estudo da Universidade da Califórnia aponta para que sim. Ao longo de vários anos acompanharam a atividade física de quase 6 000 mulheres com mais de 65 anos e concluíram que a perda de memória associada ao envelhecimento era claramente mais baixa nas mulheres que andavam mais a pé.

Outros estudos revelam que o simples ato de caminhar com frequência pode ajudar inclusive a reverter alguns sinais iniciais de deterioração das capacidades cognitivas.

  1. Pode ajudar a viver mais tempo

Muitos são os estudos que têm vindo a apontar para esta conclusão. Um estudo de 2018 descobriu que caminhar regularmente pode diminuir o risco de morte associada a doenças cardíacas. Outro estudo revelou que, dependendo do ritmo com que se anda a pé, este hábito pode ajudar a reduzir entre 20-24% o risco de morte.

  1. Ajuda a que se sinta melhor

Quanto mais andar a pé, melhor será a sua disposição e energia ao longo do dia, de acordo com um estudo da California State University. Isto está relacionado com o facto de esta atividade física ajudar a libertar endorfinas – químicos capazes de nos fazer sentir melhor e positivos.

  1. Fortalece os músculos e os ossos

Cada um dos passos que dá pode contribuir positivamente para fortalecer os seus ossos e reduzir a deterioração dos mesmos. Andar a pé é também uma excelente foram de “trabalhar” os músculos das pernas e os abdominais. Experimente abanar os braços enquanto caminha para os exercitar igualmente.

  1. Reduz dores nas articulações

Andar protege as articulações pois lubrifica as mesmas e fortalece todos os músculos em redor das mesmas. Certos estudos apontam ainda para o facto de este hábito pode ajudar a prevenir artrites ou para reduzir as dores causadas por este tipo de problemas.

  1. Pode reduzir o risco de cancro da mama

A American Cancer Society descobriu que as mulheres que andam a pé 7 ou mais horas por semana, apresentam um risco 14% menor de desenvolver cancro mamário, quando comparado com as mulheres que andam apenas 3 ou menos horas por semana.

  1. Ajuda a dormir melhor

De acordo com a WebMD, uma hora diária de caminhada e alongamentos durante a manhã pode contribuir significativamente para que adormeça mais rápido à noite, evitando ainda que acorde durante a mesma com tanta frequência.

  1. Reduz o risco da diabetes

Andar pode ajudar a prevenir ou reduzir os impactos da diabetes. Um estudo da Harvard Nurses Health concluiu que 30 minutos diários de caminhada (a um ritmo acelerado) pode reduzir o desenvolvimento deste tipo de problemas em 30%.

  1. É bom para o coração

Esta rotina pode ser muito benéfica para o seu funcionamento cardíaco e circulação sanguínea. Andar a pé ajuda a reduzir a pressão arterial, fortalece o coração e reduz o risco de doença cardíaca, de acordo com a Arthrites Foundation.

 

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