Das compras online até ao desperdício alimentar. Estes são os 10 hábitos que prejudicam mais o planeta

Algumas das decisões que tomamos podem ter (sem nos apercebermos) sérias repercussões na tentativa de reduzir a nossa pegada ambiental.

A pandemia da Covid-19 tem mudado a nossa perceção sobre muitos temas. Sendo certo que este é um acontecimento catastrófico que tem tido um impacto devastador tanto na economia como na saúde pública, a verdade é que nos tem também permitido chegar a algumas importantes conclusões. Torna-se mais evidente a importância da família e a necessidade de abrandarmos todos um pouco o nosso estilo de vida.

Porventura mais do que qualquer outra coisa, nada se tem tornado mais evidente do que o impacto negativo que o ser humano tem no planeta. Apesar de desafiante para todos, a quarentena tem conseguido diminuir tremendamente a poluição do ar das principais cidades. Ajudando a revelar o impacto positivo que um abrandamento da nossa atividade pode ter para a sustentabilidade do planeta.

[Leia também: 5 ideias (e projetos) sustentáveis que prometem mudar o Mundo]

O facto de termos sido forçados a mudar o nosso comportamento e a abandonar alguns dos nossos hábitos mais poluentes, ajuda a compreender que é possível fazermos todo mais para proteger o Ambiente. Estes são os 10 hábitos que todos devemos abandonar para atingir este objetivo.

 

  1. Conduzir muito

Um dos fatores que mais contribui para a poluição ambiental é a emissão de CO2 dos veículos motorizados. Encontrar formas alternativas de nos deslocarmos, seja através de transportes públicos ou bicicletas, não só irá reduzir a nossa pegada ambiental, como nos irá ajudar a poupar algum dinheiro e a fazer algum exercício físico.

  1. Comprar fast fashion

Esta é uma das indústrias mais poluentes. Para além de ser responsável por quase 10% de todas as emissões de CO2, a indústria da moda é ainda conhecida pelo seu uso excessivo de água ao longo na produção das peças. Ao invés de escolher roupas que usa poucas vezes, escolha algo mais duradouro e com maior qualidade que possa reutilizar com confiança.

  1. Comprar plásticos de uso único

Todos fomos habituados a usar demasiado plástico. Seja para envolver a sandes que levamos para o trabalho ou para facilitar a limpeza de talheres após uma festa, a verdade é que este é um hábito prejudicial. Existem agora centenas de soluções mais sustentáveis e reutilizáveis que devemos apoiar.

  1. Importar muitos produtos

O e-commerce tem conquistado grande parte da população. No entanto, já pensou no custo ambiental associado ao transporte de um produto proveniente da China, por exemplo? É tremendo. Como alternativa procure, sempre que possível, comprar produtos e artigos localmente.

  1. Comer demasiada carne

Se queremos salvar o planeta uma coisa é certa: temos todos que consumir menos carne. Isso não significa que temos que tornar todos vegetarianos, o que é certo é que podemos todos reduzir um pouco o consumo excessivo deste tipo de produtos que têm um impacto ambiental enorme. Esta é uma indústria extremamente poluente. Um dia por semana sem carne é já um ótimo primeiro passo.

  1. Desperdiçar comida

Um do problema de comprar comida em demasia é que acabamos sempre por desperdiçar parte dela. Seja porque passa do prazo de validade, porque já não está do nosso agrado ou simplesmente porque não gostamos de todas as “partes” de um alimento, a verdade é que acabamos por desperdiçar muito boa comida. Evite este comportamento; seja mais consciente.

  1. Não reciclar

É certo que é mais fácil e conveniente deitar algo no lixo comum sem nos preocuparmos. Mas se decidirmos demorar um pouco mais de tempo e selecionar melhor os sítios onde colocamos certos artigos podemos estar a contribuir para um planeta mais sustentável. Dê uma nova vida ao seu “lixo”.

  1. Utilizar papel de cozinha

É um comportamento muito natural. Mal vemos algo sujo limpamos usando um pouco de papel de cozinha absorvente. No entanto este tipo de limpeza pode ser feito, na maioria dos casos, usando um pano de cozinha. Esta solução é muito mais sustentável pois não vai obrigar a aumentar a produção anual de papel, nem irá contribuir para a desflorestação.

  1. Deitar fora roupa boa

Garantir que as suas peças de roupa têm uma grande longevidade é essencial para proteger o planeta. Caso tenha algumas roupas que já não use então tente sempre encontrar novos usos para as mesmas, por exemplo doando a mesma a uma outra pessoa ou instituição. Nunca deite algo para o lixo que pode ser útil a outro ser humano.

  1. Deitar fora equipamentos eletrónicos

O “lixo eletrónico” é um grande problema das sociedades modernas. Reciclar este tipo de produtos – como computadores e telemóveis – é imperativo para garantir que os materiais usados nestes artigos podem ser reaproveitados para outros fins. Reduzindo assim o impacto ambiental dos mesmos. Procure na internet os melhores locais para reciclar os seus equipamentos.

[Leia também: Sabe porque é que a base dos navios de cruzeiro é pintada de vermelho?

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...