De empregado a empregador: eis as estratégias fundamentais para alcançar sucesso

Conheça algumas das dicas que podem ajudar a transformar a sua vida e facilitar a sua jornada de empreendedor.

Após vários anos no mercado de trabalho a desempenhar diversas funções corporativas a sua vida pode parecer bastante estável e algo previsível. Sendo certo que isso pode ser algo positivo, a verdade é que é importante lembrar que todos podemos escolher o que queremos no futuro.

As mulheres sobretudo parecem ter alguma tendência para se acomodar à sua situação profissional, questionando a sua capacidade para fazer uma mudança mais drástica ou para perseguir novos objetivos profissionais.

No entanto esta é a hora de pensar nas suas necessidades e nas suas ambições. Se sempre desejou começar um projeto seu e dedicar-se a uma vida de empreendedora saiba que isso é possível.

Eis algumas das dicas que podem ajudar a fazer transição de um emprego corporativo para um papel mais empreendedor.

 

  1. Trate as pessoas com respeito e dignidade

Sempre que começamos algo novo precisamos de uma “rede” de apoio. Precisamos da ajuda de outras pessoas, mentores, amigos, colegas, clientes, etc. Como tal é fundamental que ao longo da sua carreira profissional seja capaz de criar e cuidar deste tipo de relações. Isto irá garantir que, mais tarde, quando iniciar o seu projeto próprio terá mais facilidade em contar com o apoio dos outros.

 

  1. Esqueça as etiquetas

É fácil deixarmos que a nossa ocupação profissional defina grande parte da nossa existência e personalidade. Todos vamos tendo “etiquetas” associadas que nos permitem colocar em caixas. Não deixe que estas ideias pré-concebidas definam o seu futuro. Ao abandonar a vida corporativa é necessário que esteja disponível para esquecer estas “etiquetas” e começar uma nova jornada.

 

  1. Utilize a sua experiência acumulada

A experiência profissional que acumulamos ao longo dos anos é um asset valioso. Muitas organizações procuram contratar pessoa que sejam capazes de aplicar todo o seu vasto conhecimento. Infelizmente muitas vezes as empresas demonstram igualmente uma enorme rigidez de processos e ideias. Acabam por querer sempre fazer as coisas da mesma forma e esperar resultados semelhantes. Isto acaba por gerar empregados frustrados e insatisfeitos, que sentem não ter a possibilidade de contribuir com novas ideias.

Aplique todo este conhecimento no seu novo projeto e assegure que a sua empresa não irá cometer estes mesmos erros.

 

  1. Demonstre toda a sua autenticidade

Pode ser algo desafiante conseguir expressar toda a sua individualidade num ambiente corporativo. Começar uma jornada de empreendedorismo significa ter mais disponibilidade para traçar o seu próprio caminho e demonstrar toda a sua personalidade. Sem compromissos. Começar um novo negócio exige uma elevada dose de confiança e certeza, para tal é importante que consiga perceber exatamente quem é. Esteja disponível para se comprometer com algumas mudanças e alterar a sua perspectiva, de forma a alinhar na perfeição toda a sua vida. A sua “narrativa” deve ser bem clara neste novo começo.

 

  1. Seja paciente

Começar uma nova vida pode demorar algum tempo. Esta mudança não irá ser imediata. Procure perceber em detalhe o que pretende mesmo fazer e a partir daí trace um plano ambicioso, mas realista. Os resultados podem não aparecer de uma forma rápida. Esteja disponível para aprender coisas novas ao longo de todo o processo. Vai crescer e evoluir bastante à medida que enfrenta os desafios do empreendedorismo. Está preparado?

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...