Partilhar

Deco pede à ERSE que esclareça aumentos da luz aplicados a partir de janeiro

Em causa estão aumentos nos preços que têm origem nas tarifas de acesso às redes, que a ERSE subiu, e são pagas por todos os consumidores.

16 Janeiro 2024
Forever Young

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) vai enviar uma comunicação à ERSE, depois de receber queixas de consumidores com dificuldades em compreender os aumentos da eletricidade em janeiro, para avaliar a comunicação destas subidas, avança a Lusa.

Em declarações à Lusa, Ingride Pereira, jurista da associação, disse que a Deco vai enviar “hoje uma comunicação ao regulador [ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos]” porque verificou “dos contactos com consumidores” que estes “notaram esse aumento e querem compreender” de onde é que vem. “Temos realmente notado que existem comercializadores que não estão a fazer essa explicitação” destacou.

Em causa estão aumentos nos preços que têm origem nas tarifas de acesso às redes, que a ERSE subiu, e são pagas por todos os consumidores.

Contactado pela Lusa, o regulador, citando o Regulamento de Relações Comerciais (RRC), indicou que “no caso em que se verifique uma alteração de preço por iniciativa do comercializador, o comercializador é obrigado a enviar ao cliente, com pelo menos 30 dias de antecedência, a proposta dos novos preços e informá-lo que se não aceitar pode pôr fim ao contrato”.

No entanto, “no caso em que se verifique uma alteração de preço, mas que decorra apenas da alteração das tarifas de acesso às redes definidas pela ERSE, o comercializador não precisa de o comunicar previamente aos seus clientes, se tal resultar do contrato de fornecimento”, tendo sim “que explicitar esta alteração na primeira fatura que a contenha”.

A ERSE disse que “por regra, a possibilidade de o preço acordado poder vir a ser modificado na sequência da aprovação pela ERSE de novas tarifas de acesso às redes encontra-se prevista nas condições gerais dos contratos”, destacando que “só se não existir esta previsão no contrato é que a alteração do preço final resultante de um aumento da tarifa de acesso às redes deve ser comunicada com o pré-aviso de pelo menos 30 dias”.

Ainda segundo o regulador, se o comercializador “aplicar a tarifa de acesso às redes definida pela ERSE e se, simultaneamente, fizer uma alteração do preço da parcela de energia, aumentando-a, deve também comunicar a alteração ao cliente com um aviso prévio de 30 dias”.

A Deco considera que qualquer alteração ao preço tem de estar bem clara na fatura.

“Existindo uma variação do preço, ainda que ela decorra apenas da mera alteração das tarifas de acesso às redes que são aprovadas pela ERSE, o que diz o RRC é que o comercializador tem de explicitar esta alteração e a sua repercussão no preço final”, disse Ingride Pereira.

“Vamos pedir a ERSE que esteja atenta à forma como os comercializadores estão a fazer a comunicação desta alteração, porque o RRC pede que seja feita essa explicitação na fatura, ainda que seja apenas uma alteração da tarifa de acesso às redes, que é aprovada pela ERSE e, portanto, que é paga por todos os consumidores”, indicou.

Segundo considerou, “tem de haver esta explicitação”, que a Deco entende que “não está a ser feita em alguns casos, e, noutros casos, pode não estar de forma muito clara para o consumidor”.

As tarifas de acesso às redes aumentam 316% em 2024, o que, segundo a ERSE, se deve ao facto de as mesmas terem sido negativas em 2023, “por via de Custos de Interesse Económico Geral (CIEG) a devolver aos consumidores, que beneficiaram de modo significativo o Sistema Elétrico Nacional (SEN)”.

Mais Recentes

Por que é que Donald Trump, e todos os que o rodeiam, são absurdamente bronzeados? Esta investigação dá a resposta

há 47 minutos

Conheça as desvantagens de lavar o rosto com água muito quente (ou fria)

há 1 hora

Óbito: Morreu Maricenne Costa, a cantora que lançou Chico Buarque em disco

há 2 horas

Neste Dia Mundial do Queijo saiba que este alimento faz bem à sua saúde, à sua felicidade (e à sua memória)

há 2 horas

Óbito: Morreu o apresentador de televisão brasileiro Léo Batista

há 2 horas

A atriz Brooke Shields faz uma revelação chocante: «Fizeram uma plástica na minha vagina sem o meu consentimento»

há 2 horas

O realizador David Lynch, recentemente falecido, tinha um paixão sobre a meditação transcendental: descubra em que consiste

há 3 horas

Tal como Kate Middleton, por que se diz “remissão” e não “cura” do cancro?

há 3 horas

Dia Mundial do Queijo: sabe quantos quilos consomem os portugueses deste alimento?

há 4 horas

Blue Monday: não se deixe derrubar e use o exercício como ferramenta para combater o desânimo

há 4 horas

Dores nas articulações: esta planta medicinal vai aliviar e promover a regeneração muscular

há 4 horas

Entrevista: «Queremos ser a maior plataforma de produtos de luxo portugueses, agrupando o que se faz de melhor aqui, tornando Portugal num sinónimo de qualidade», Ana Patrícia Cruz, CEO da Portlux

há 4 horas

Estes 3 signos vão encontrar uma nova forma de rendimento (e mais dinheiro), revelam os astros

há 4 horas

Diga adeus à barriga inchada: esta erva medicinal reduz o inchaço abdominal e acalma as dores de estômago

há 4 horas

Esta é a vitamina que faz o cabelo crescer depressa e previne a alopecia

há 5 horas

Domingo assustador: porque temos medo de voltar ao trabalho à segunda-feira?

há 5 horas

Tem a mania das limpezas? Pois saiba que «uma casa limpa de micróbios é uma fonte de problemas de saúde», dizem os especialistas

há 5 horas

Sem ideias para viajar este ano? Estes 25 destinos têm muito para comemorar durante 2025 e estão a convidá-lo a participar

há 5 horas

Insónia: «Em “Stop Insónia!” disponibilizamos exercícios e meditações para dizer adeus à angústia e ao stress das noites mal dormidas», Alícia Marques e Sofia Caetano, psicólogas

há 6 horas

Perfeitos: estes batons rejuvenescem as mulheres com 40 anos (ou mais)

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.