Descubra todos os inúmeros benefícios que os iogurtes têm para a saúde

É uma boa fonte de proteína, vitaminas do complexo B e cálcio, mas o seu perfil nutricional varia de acordo com o tipo de leite usado, os métodos de produção utilizados, os ingredientes adicionados e a quantidade de gordura.

Os iogurtes contêm bactérias vivas que fazem bem ao sistema digestivo, como os Lactobacillus bulgaricus e os Streptococcus thermophilus.

Já os iogurtes com probióticos apresentam uma cultura de bactérias ligeiramente diferente, destinada a restabelecer o equilíbrio natural da flora intestinal.

Pesquisas mostram que, se o intestino contiver um número suficiente de bactérias que fazem bem ao organismo, pode haver melhoria em problemas como candidíase, diarreia e flatulência.

O iogurte contém:

Cálcio
Mineral muito importante para a saúde dos ossos e vital para todas as pessoas de todas as idades. A ingestão inadequada de cálcio pode resultar em osteoporose, ou seja, redução da massa óssea.

Fósforo
Fundamental na formação dos ossos e dos dentes, fortalece os músculos e ajuda a atividade metabólica.

Lisina
Alguns estudos preliminares sugerem que os alimentos ricos em aminoácidos – como ovos, queijo e leite – podem ajudar a reduzir a intensidade do herpes labial.

Potássio
Mineral associado à redução da pressão arterial e dos riscos de AVC (derrame cerebral).

Probióticos
São bactérias benéficas encontradas em iogurtes com cultura ativa e leite com lactobacilos. Ajudam a melhorar a função imunológica e a evitar e controlar infeções por leveduras.

Riboflavina
Vitamina do complexo B que liberta energia, mantém as hemácias saudáveis.

Vitamina D
Alguns tipos de leite são enriquecidos com vitamina D, que melhora a absorção do cálcio, ajudando a evitar a osteoporose e fraturas dos ossos.

Tipos de iogurte

Com baixo teor de gordura
Feito com leite desnatado, existe nas versões consistente ou rala e é um ótimo ingrediente para pratos frios e quentes.

Com leite integral
Cremoso e mais gorduroso, constitui uma alternativa com menor teor de gordura para o creme de leite em vários pratos, conferindo um sabor forte delicioso.

Iogurte grego
É tradicionalmente feito do leite integral de ovelha, mas também há versões à base de leite de vaca.

Feito com leite de cabra
Cada vez mais comum nos supermercados, apresenta um sabor suave. É uma opção viável para quem não pode consumir produtos à base de leite de vaca.

Feito com leite de ovelha
Tem um sabor mais pronunciado e é cada vez mais facilmente encontrado nos supermercados.

Ler Mais