<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Depois de Francisco, que desafios enfrenta a Igreja Católica?

20 Junho 2025
Forever Young

Quando Jorge Mario Bergoglio foi eleito 266.º Sumo Pontífice da Igreja Católica, muitos vaticanistas ficaram incrédulos. Este Papa latino-americano, jesuíta e reformista representava uma Igreja diferente da europeia, pelo que parecia impensável que o Colégio Cardinalício, maioritariamente composto por conservadores nomeados por João Paulo II e Bento XVI, tomasse uma decisão tão disruptiva. E, no…

Quando Jorge Mario Bergoglio foi eleito 266.º Sumo Pontífice da Igreja Católica, muitos vaticanistas ficaram incrédulos. Este Papa latino-americano, jesuíta e reformista representava uma Igreja diferente da europeia, pelo que parecia impensável que o Colégio Cardinalício, maioritariamente composto por conservadores nomeados por João Paulo II e Bento XVI, tomasse uma decisão tão disruptiva. E, no entanto, foi exatamente o que aconteceu.

É a partir deste momento de rutura que o jornalista Eric Frattini parte para a sua nova obra Conclave – A Igreja depois de Francisco, onde investiga minuciosamente os jogos de poder que se têm travado longe dos olhares do mundo. O livro mostra como, por detrás das vestes sagradas e das cerimónias solenes, se trava uma batalha feroz entre duas visões antagónicas da Igreja: os «extrovertidos», alinhados com o espírito reformador de Francisco, e os «introvertidos», defensores de uma estrutura eclesial tradicional e hierárquica.

Neste seu novo livro, Frattini desvenda o inquietante conflito interno que moldou as decisões mais delicadas da Santa Sé – desde a reforma da Cúria e o combate à corrupção no Vaticano, até à luta contra os abusos sexuais dentro da Igreja. Conhecido por títulos como Os Espiões do Papa e Os Abutres do Vaticano, no qual previu a renúncia de Bento XVI, o autor não se limita a narrar o passado recente. Em Conclave aponta também para o futuro, analisando o perfil do novo pontífice, Leão XIV, e levantando o véu sobre as possíveis orientações do seu papado.

Conclave – A Igreja Depois de Francisco chega às livrarias a 26 de junho.

Depois de Francisco, que desafios enfrenta a Igreja Católica?