Partilhar

Descobrimos o segredo para a juventude eterna: chocolate preto e vinho tinto

O segredo para manter as células jovens passa por comer chocolate preto e beber vinho tinto. Parece bom demais? A revelação é de um estudo.

12 Julho 2024
Sandra M. Pinto

O antioxidante resveratrol, encontrado na uva e no cacau, contribui para o processo de renovação e rejuvenescimento celular.

De acordo com um estudo publicado no jornal científico BMC Cell Biology, o polifenol resveratrol, um componente do chocolate preto e do vinho tinto, pode ajudar no processo de renovação das células. A substância antioxidante também pode ser encontrada em outros alimentos, como o mirtilo e o amendoim.

Segundo os cientistas da Universidade de Exeter e da Universidade de Brighton, ambas no Reino Unido, este pode ser um grande avanço nas investigações sobre envelhecimento e rejuvenescimento de células senescentes – células que atingiram o seu limite de divisão, mas permanecem inativas, sem a morte celular natural. Uma das possíveis explicações para o facto de as pessoas mais velhas serem mais suscetíveis a doenças é a acumulação dessas células senescentes, que não funcionam mais como deveriam.

Numa pesquisa anterior, os cientistas identificaram uma classe de genes, chamados de “fatores de empalme”, que garantem o funcionamento das células, mas estes desligam-se natural e progressivamente à medida que envelhecemos. As células senescentes, por exemplo, possuem menos “fatores de empalme” do que as outras.

Resveratrol

No entanto, o novo estudo mostrou que o resveratrol pode inibir esse efeito. Segundo os investigadores, depois de algumas horas de observação, as células mais antigas começaram a dividir-se e a alongar os telômeros – estruturas que protegem o cromossoma, mas que se esgotam com o tempo -, num claro sinal de rejuvenescimento.

“Quando vi algumas das células rejuvenescerem, não consegui acreditar. Essas células inativas pareciam células jovens. Era como magia”, afirmou Eva Latorre, uma das cientistas do estudo, ao jornal britânico The Independent. “Repeti a experiência várias vezes e em todos os casos as células rejuvenesceram.”

Qualidade de vida

Os investigadores esperam que esta descoberta estimule outras pesquisas no campo, como o desenvolvimento de terapias para que as pessoas tenham uma qualidade de vida melhor conforme envelhecem – sem problemas neurodegenerativos, por exemplo.

“Este é um primeiro passo na tentativa de fazer as pessoas viverem uma vida normal e com saúde”, disse Lorna Harries, professora de genética molecular da Universidade de Exeter. “Os nossos dados sugerem que a utilização dessas substâncias pode fornecer um meio para restaurar as funções das células antigas.”

Vinho contra a diabetes

Um outro estudo publicado recentemente no jornal científico Diabetologia, indica que mulheres que consumiam moderadamente vinho tinto tinham menos probabilidade de desenvolver diabetes. De acordo com os cientistas, isso deve-se ao facto de a bebida feita da uva conter alto teor de antioxidantes que reduzem o impacto dos radicais livres nas células, os mesmos encontrados no chocolate preto, em frutas silvestres, castanhas e no amendoim.

Para chegarem aos resultados, os investigadores acompanharam o consumo e a dieta de 64.000 mulheres entre os 40 e 65 anos que não tinham diabetes, durante quinze anos.

Mais Recentes

Está com dúvidas sobre onde ir almoçar hoje? Se é fã da gastronomia italiana este restaurante pode bem ser uma boa opção

há 14 minutos

Cancro do cólon: estudo reforça que «alimentos ultra processados ​​promovem o risco de se ter a doença»

há 26 minutos

Uma dúvida recorrente que importa esclarecer: detergente líquido ou em pó, qual é o melhor?

há 47 minutos

A partir de hoje estes signos vão receber (muito) dinheiro, garantem os astros

há 52 minutos

Um dos 100 melhores spas do mundo é português

há 1 hora

Se é fumador cuidado: brevemente deixará de o poder fazer nas esplanadas

há 2 horas

Envelhecimento cerebral: cientistas identificam 13 proteínas que podem dar pistas para compreender as doenças neurodegenerativas

há 2 horas

Entrega de presentes em risco: Lapónia cancela o Natal (e este é o motivo)

há 2 horas

Relatório revela as piores e as melhores companhias ferroviárias da Europa: saiba em que lugar está a CP

há 3 horas

Lembra-se de ‘Trainspotting’? Autor avança com sequela e revela o nome da obra que segue a vida das personagens Renton, Spud, Sick Boy e Begbie

há 3 horas

Este é o aeroporto europeu com mais movimento: adivinha onde está localizado?

há 3 horas

Última hora: arqueólogos descobrem túmulo de São Nicolau, a inspiração do “Pai Natal”

há 3 horas

Maníacos por limpeza: estes signos gostam de tudo no seu lugar

há 19 horas

Síndrome de Pica: quando se tem vontade de comer papel ou terra

há 19 horas

Se já fez 50 anos ou está lá perto, saiba como tratar os sinais de envelhecimento

há 20 horas

Saiba quanto deve alongar por dia para ser mais flexível e evitar dores musculares

há 20 horas

O país da Europa onde falar português é um requisito fundamental: tem salários altíssimos e uma qualidade de vida invejável

há 21 horas

«Isto é o que deve fazer para evitar o acumular de cálcio nas artérias», revela famoso cirurgião cardíaco

há 21 horas

Nem esquecimento nem desorientação: «este é o primeiro sintoma que deteto em quem vai sofrer de Alzheimer», revela neurologista

há 21 horas

Este é o detergente para a máquina de lavar roupa que os especialistas recomendam: «deixa as peças impecáveis»

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.