Descubra aqui como manter os seus cactos saudáveis

Tratar de cactos pode parecer uma tarefa fácil, mas nem sempre é assim.

A preparação do solo é um dos pontos mais importantes na jardinagem.

É da terra que a planta vai tirar os nutrientes necessários para se desenvolver. É preciso que a terra seja permeável, com um bom sistema de drenagem, para que não fique encharcada.

Como os cactos são de regiões desérticas, preferem um ambiente mais seco. O ideal é que o solo seja preparado com quantidades iguais de terra e areia. Assim, podemos criar um ambiente mais próximo do original e, consequentemente, a planta irá crescer mais bonita.

O vaso também tem grande influência na permeabilidade do ambiente. Os vasos de cerâmica, barro ou cimento são os mais indicados para cactos. Estes materiais permitem que a água evapore com mais facilidade.

Os cactos são conhecidos pela resistência e, geralmente, sobrevivem nos mais diversos ambientes. Por isso, são usados como decoração em ambientes internos onde não há muita luz natural. Mas saiba que para manter os seus cactos saudáveis a incidência de luz direta é fundamental.

Como estão adaptadas a regiões áridas e desérticas, os cactos podem passar longos períodos sem água. Quando exageramos nas regas, o cacto pode ficar com as raízes fragilizadas e, consequentemente, ter problemas de desenvolvimento. A frequência vai depender de fatores como o tamanho do vaso, mas, como regra geral, podemos seguir a seguinte recomendação.

  • Para os meses mais quentes: regar uma vez por semana.
  • Para os meses mais frios: regar duas vezes por mês.

Invista em adubos e fertilizantes. Procure fertilizantes específicos, desenvolvidos por especialistas.

Possíveis problemas
Excesso de água
O excesso de água costuma ser o problema mais comum. excesso de água faz com que fiquem com um aspeto murcho, galhos moles e manchas escuras. Nesse caso, pode ser necessário transpor o cacto para um novo ambiente, seguindo a proporção de 50% terra e 50% areia, com um bom sistema de drenagem.

Falta de água
É raro que um cacto sofra com falta de água. Mas se acontecer ele fica com uma aparência seca, “magra” e enrugada.

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...