Partilhar

Dia Internacional da Saúde Feminina: mulheres em idade ativa são as que mais sofrem de problemas de saúde mental

1 em cada 5 portugueses recorre a algum tipo de medicação, como calmantes ou medicamentos para dormir, uma tendência especialmente sentida entre as mulheres e o grupo etário 55/64 anos.

28 Maio 2024
Sandra M. Pinto

Hoje assinala-se o Dia Internacional da Saúde Feminina e a esse propósito lançamos um olhar mais atento sobre o estado de saúde da população portuguesa, com especial atenção nas mulheres portuguesas, que revelam dados mais preocupantes, quando comparados com o sexo masculino.

Com base nos resultados de um estudo realizado pela Marktest para a Medicare – “Estado de Saúde Geral da População Portuguesa” – alguns números destacam-se, sobretudo os que se referem à saúde mental e física do sexo feminino.

De acordo com os resultados deste estudo, cerca de 15% dos utilizadores do Serviço Nacional de Saúde (SNS) recorreram a consultas médicas à distância no último ano. Sendo de destacar valores acima da média alcançados junto da faixa etária dos 25/34 anos (22,9%) e o género feminino (18,8%), o que revela uma maior utilização, por parte das mulheres, às consultas remotas.

Além disso, mais de metade da população portuguesa entre os 18 e os 64 anos afirmou ter experimentado níveis elevados de stress nos últimos seis meses. Especificamente, os números são alarmantes entre os jovens adultos – com 60% dos 25/34 anos e 59,6% dos 18/24 anos a relatarem níveis de stress elevados – e junto das mulheres, registando um valor de 56,4%. Outro dado preocupante é que 4 em cada 10 portugueses (39,5%) afirmam ter sofrido algum sintoma relacionado com a saúde mental no último ano. Esta tendência é particularmente alta entre os mais jovens e, mais uma vez, entre as mulheres, onde 49% relataram experiências de ansiedade, ataques de pânico, depressão e outros transtornos.

“Este Dia Internacional da Saúde da Mulher serve como um lembrete da importância de cuidar da saúde, tanto física como mental, das mulheres portuguesas. Através da consciencialização da sociedade e do acesso a recursos adequados, podemos caminhar para taxas mais elevadas de bem-estar junto da população feminina.” comentou Catarina Real, Head of People and Wellbeing na Medicare.

A necessidade de apoio profissional de saúde mental também é evidente, com cerca de 3 em cada 10 portugueses a sentir a necessidade de procurar ajuda no último ano. No entanto, e segundo dados do estudo, as consultas de Psicologia (10,3%) e Psiquiatria (7,9%) foram das menos procuradas no Top 10 pelos portugueses, que priorizam as consultas de Medicina Geral (66,8%), de Saúde Oral(42,3%) e de Oftalmologia (28,5%)

Os números são mais altos entre os jovens e as mulheres. Sendo que 1 em cada 5 portugueses recorre a algum tipo de medicação, como calmantes ou medicamentos para dormir, uma tendência especialmente sentida entre as mulheres e o grupo etário 55/64 anos.

Caracterização da amostra

Este estudo tem por base uma amostra de 801 inquiridos. A recolha da informação foi conduzida em Set23 através de entrevistas online, junto de uma amostra representativa e proporcional ao universo em estudo – Portugueses 18/64 anos residentes em Portugal Continental.

Mais Recentes

Saúde pélvica: «É preciso compreender os problemas associados ao pavimento pélvico durante o inverno», revela estudo

há 12 minutos

Já sonha com as férias de verão? Esta companhia aérea tem novas rotas e 400 mil lugares adicionais para que possa escolher

há 23 minutos

“Sozinho no Lidl” tem estreia marcada para o dia 18 de dezembro numa loja perto de si

há 27 minutos

O Pai Natal ganhou uma ajuda importante para encontrar os presentes perfeitos

há 30 minutos

Do clássico ao contemporâneo: restaurantes Olivier oferecem menus exclusivos para celebrar a Passagem de Ano

há 44 minutos

Uma viagem de bem-estar para toda a família, é a oferta desta recém inaugurada unidade hoteleira

há 51 minutos

Se não tem o hábito de reciclar pilhas conheça os 5 argumentos de acordo com os quais o deve passar a fazer

há 55 minutos

Cancro da mama: medicamento para o crescimento do cabelo interrompe a alopecia devido à quimioterapia

há 1 hora

Viagens: número de passageiros nos aeroportos nacionais sobem para 61 milhões

há 1 hora

Se é funcionário público esta decisão do Governo interessa-lhe. diz respeito a descanso extra

há 1 hora

Prémio Bárbara Virgínia entregue pela Academia Portuguesa de Cinema a Monique Rutler

há 1 hora

Noite de despedidas especiais: dizer adeus a 2024 promete ser ainda mais simbólico neste restaurante

há 2 horas

Está com dúvidas sobre onde ir almoçar hoje? Se é fã da gastronomia italiana este restaurante pode bem ser uma boa opção

há 2 horas

Cancro do cólon: estudo reforça que «alimentos ultra processados ​​promovem o risco de se ter a doença»

há 3 horas

Uma dúvida recorrente que importa esclarecer: detergente líquido ou em pó, qual é o melhor?

há 3 horas

A partir de hoje estes signos vão receber (muito) dinheiro, garantem os astros

há 3 horas

Um dos 100 melhores spas do mundo é português

há 3 horas

Se é fumador cuidado: brevemente deixará de o poder fazer nas esplanadas

há 4 horas

Envelhecimento cerebral: cientistas identificam 13 proteínas que podem dar pistas para compreender as doenças neurodegenerativas

há 4 horas

Entrega de presentes em risco: Lapónia cancela o Natal (e este é o motivo)

há 4 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.