Partilhar

Diálogo único entre música, paisagem e enologia: vai ser assim este festival

O Festival ‘Entre Quintas’ apresenta um programa de concertos e recitais de diferentes géneros para todas as idades e gostos.

29 Junho 2024
Sandra M. Pinto

A Casa Cadaval e a Quinta do Casal Branco, duas quintas com uma história secular, reúnem-se de novo para a realização da 5ª edição do Festival ‘Entre Quintas’, uma experiência de diálogo entre a música e a experiência vitícola, emoldurada pela elegância e pela beleza dos espaços naturais envolventes. Tchaikovsky, Schumann, Chopin, Liszt, Schubert, Vivaldi, Mozart, Bartók, Dvorak e Händel vão ecoar pela Lezíria em dois fins de semana, de 28 de junho a 7 de julho.

O Festival ‘Entre Quintas’ apresenta um programa de concertos e recitais de diferentes géneros para todas as idades e gostos. Serão também homenageadas duas mulheres emblemáticas pela sua grande cultura e sensibilidade artística: Olga Cadaval, que foi absolutamente fundamental na criação e importância do Festival de Música de Sintra, e Maria Lívia Braamcamp Sobral. Ambas foram proprietárias da Casa Cadaval e Quinta do Casal Branco, respetivamente.

“A música e a experiência vitícola são duas artes que devem ser apreciadas com todos os sentidos, com tranquilidade e delicadeza. Por isso, quisemos mais uma vez contribuir para que estes dois mundos se cruzem e potenciem, trazendo à Lezíria solistas nacionais e estrangeiros de qualidade reconhecida e algumas estreias mundiais”, afirmam Teresa Schönborn e José Lobo de Vasconcelos da Casa de Cadaval e da Quinta do Casal Branco, respetivamente.

A Quinta do Casal Branco receberá os cantores Maria Repas Gonçalves e Armando Possante, que atuam com a Orquestra da Câmara de Cascais e Oeiras e o seu diretor artístico, o maestro búlgaro Nikolay Lalov na apresentação da primeira ópera para crianças escrita em Portugal, “Um Sonho Mágico”. Uma peça para toda a família com entrada gratuita.

Também os pianistas João Casimiro de Almeida e Nadejda Taznova, o violinista Domenico Nordio e O Quarteto de Cordas da Orquestra Filarmónica de Budapeste atuam na Quinta do Casal Branco.

Na Casa Cadaval, na noite de 7 de julho são apresentadas obras de vários compositores espanhóis da biblioteca da própria Casa Cadaval. A quinta será também o palco de uma noite de Broadway pelo Trio Revived, bem como vários concertos com o Estoril Brass, a Schola Cantorum da Catedral de Santarém e o conjunto Al Ayre Español e Maite Beaumont.

Segundo o maestro búlgaro Nikolay Lalov, “O Festival Entre Quintas é a prova de que é possível tornar ‘um sonho’ realidade – levar músicos e peças musicais da melhor qualidade a comunidades que habitualmente não têm acesso a este tipo de eventos culturais. Com o entusiasmo e determinação dos seus fundadores, a resposta dos artistas, apoio das autarquias, empresas e outras entidades da região é possível criar um evento inédito de grande qualidade e acessível a todos”.

 

O Festival ‘Entre Quintas’ foi criado num momento crucial para contornar os terríveis constrangimentos da pandemia impostos à vida cultural e ajudar os músicos. Foi assim que a música clássica começou a chegar ao Ribatejo, para dar a oportunidade e sustento aos músicos, num período sem concertos com as salas de espetáculos encerradas. Em pouco tempo o Festival ganhou o seu lugar no cartaz musical.

 

 

Mais Recentes

Papa Francisco: «continua com quadro clínico “complexo” e apresenta pneumonia bilateral», informa o Vaticano

há 13 horas

Dia Internacional da Síndrome de Asperger: «Precisamos de mais e melhores conversas e de mais empatia», Marta Amorim, especialista em Genética Médica

há 16 horas

Quase 119 mil pessoas morreram em 2024, das quais 255 crianças com menos de um ano

há 16 horas

Casas com seguros para risco sísmico sem evolução desde o sismo de agosto

há 16 horas

Especialistas alertam: «este é o pior local para guardar a garrafa de azeite»

há 17 horas

A eterna pergunta tem agora resposta: tomar banho de manhã ou à noite? Especialista esclarece

há 18 horas

Este hábito comum entre os condutores portugueses dá multa: podem ter de pagar até 20 mil euros (em Espanha)

há 19 horas

«Asteroide com o tamanho da Estátua da Liberdade pode colidir com a Terra atingindo estes países», revela a NASA

há 19 horas

Óbito: Morreu o químico Francesco Rivella, conhecido como “Pai da Nutella”

há 21 horas

Esta coleção celebra a feminilidade com peças elegantes e versáteis

há 21 horas

Capítulo Restaurant & Bar apresenta nova carta e uma nova seleção de cocktails de autor

há 21 horas

Opinião: «HPV e fertilidade: infeção afeta ambos os sexos», Catarina Marques, ginecologista

há 21 horas

Sonha com umas férias na neve? Conheça as melhores estâncias de esqui com voos a partir de Portugal

há 21 horas

Romance gráfico premiado internacionalmente chega agora a Portugal

há 21 horas

Se quer festejar o “Carnaval mais Português de Portugal” esta pode ser uma opção

há 21 horas

Autoridades alertam: «este produto de higiene que tem em casa pode dar resultado positivo em testes de alcoolemia»

há 21 horas

“Usado, bom estado ou como novo”: aprenda a ler a linguagem das compras em segunda mão

há 22 horas

“Sexopausa”: venha descobrir como funciona o desejo sexual nas mulheres durante a menopausa

há 23 horas

Até ao fim do mês de fevereiro estes 3 signos vão ser abençoados com muita sorte (e dinheiro)

há 23 horas

Quer poupar energia em casa e reduzir a fatura energética? Siga estas 6 dicas

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.