Dor de cabeça? Eis 6 estratégias para aliviar os sintomas de forma natural

Perceba como pode reduzir a intensidade dos seus sintomas sem necessidade de toma de medicamentos.

O ibuprofeno ou a aspirina são habitualmente os nossos principais aliados sempre que sentimos uma dor de cabeça mais intensa. A verdade é que estes medicamentos são bastante eficazes no alívio imediato da dor. Todavia o seu uso em excesso pode ter uma série de problemas associados.

É de resto possível que uma toma excessiva deste tipo de medicamentos possa contribuir para o aparecimento mais regular de dores de cabeça. Muitas pessoas acabam por progressivamente ganhar uma certa “resistência” aos efeitos destes tratamentos.

[Leia também: Afinal, quais são as consequências de viver com dor crónica?]

É assim recomendado que seja capaz de tratar este problema ligeiro de uma forma mais holística. É bem possível que o simples hábito de beber mais água ou dormir mais horas seja tão ou mais eficaz para o alívio das dores de cabeça do que qualquer medicamento.

Eis algumas das estratégias que pode (e deve) seguir.

 

  1. Repensar os seus hábitos de sono

A qualidade da nossa noite de sono determina fortemente o nosso estado de saúde e energia. Dormir demasiado ou de forma insuficiente pode contribuir para o aparecimento mais regular de dores de cabeça. Já uma rotina regular e estável contribui para solucionar deste problema.

 

  1. Alimentação saudável e regular

É fundamental que seja capaz de alimentar corretamente o seu corpo ao longo do dia. Comece pelo pequeno-almoço e depois vá comendo de forma regular durante as horas seguintes. Respeite as três refeições diárias e os snacks durante os intervalos.

 

  1. Experimente fazer exercício físico

Pode não parecer muito aliciante fazer exercício físico quando estamos com dores de cabeça, todavia isto é algo que poderá a aliviar os sintomas. A atividade física irá ajudar a libertar endorfinas que funcionam como analgésicos naturais. Opte por algo com uma intensidade moderada, como uma caminha ou um passeio de bicicleta.

 

  1. Hidratação

A desidratação é um dos fatores que mais contribui para o aparecimento de dores de cabeça. Deve sempre procurar beber cerca de 8 copos de água ao longo do seu dia. Privilegie alimentos que contenham doses elevadas de água na sua composição.

 

  1. Gerir o stress

Um progressivo relaxamento muscular poderá diminuir a tensão que está a contribuir para o aparecimento de dores de cabeça. De resto as técnicas de mindfulness são conhecidas por ser capazes de aliviar sensações de dor. Experimente diversos alongamentos e exercício de respiração para conseguir aliviar o stress.

 

  1. Utilizar gelo ou calor

Estas duas opções podem ser úteis para aliviar sintomas. Aplicar um pouco de gelo na cabeça poderá ser eficaz para entorpecer a região de dor. Já o calor será ideal para aumentar a circulação sanguínea nessa área. Pode experimentar tomar um banho quente e deixar a água cair sobre a sua cabeça durante alguns minutos.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...