Dor de dentes: eis os remédios naturais que vão aliviar os seus sintomas

Algumas soluções “caseiras” poderão ser bastante úteis nestes momentos críticos.

Praticamente já todos tivemos que lidar com uma dor intensa nos dentes. Esta é sem dúvida umas das experiências mais dolorosas e desconfortáveis. Sendo certo que o mais aconselhado é que consulte um dentista que possa diagnosticar a situação, existem igualmente alguns truques mais imediatos para aliviar a dor que pode seguir.

Por vezes uma dor de dentes pode ser causada simplesmente por restos de comida que ficaram presos entre os dentes. Deverá sempre primeiro procurar perceber qual a causa da dor.

[Leia também: Como pode o envelhecimento afetar a sua saúde oral?]

Para aliviar a dor existem algumas soluções com efeitos analgésicos que poderão ajudar bastante. Eis alguns dos principais exemplos que deve conhecer, sugeridos pelos especialistas do portal TuaSaúde.

 

  1. Cravinho da Índia

O cravinho da índia é talvez o remédio natural mais utilizado para aliviar as dores de dente. O seu cheiro é muitas vezes associado ao consultório do dentista, já que o seu óleo essencial, o eugenol, é utilizado na formulação do material que muitas vezes é usado na obturação do dente. Isso acontece porque, há vários anos que a ciência identificou que o óleo do cravinho tem excelentes propriedades bactericidas e analgésicas que ajudam a aliviar a dor nos dentes.

Para utilizar este remédio pode esmagar um pouco de cravinho e esfregar junto ao dente que está a causar dor. Em alternativa pode aplicar o óleo essencial diretamente no dente ou usar um elixir.

 

  1. Água morna com sal

A água morna com sal é um excelente antisséptico natural e fácil de preparar em casa, que pode ser usado quando se desconfia de uma infeção no dente. Para isso, é recomendado dissolver uma colher de sopa de sal num copo com água a ferver e depois, utilizando pequenos goles, bochechar toda a boca por, pelo menos, 30 segundos.

 

  1. Alho

O alho é outra das opções mais utilizadas e, embora não seja a mais agradável – devido ao seu sabor intenso – possui várias propriedades que ajudam a combater rapidamente a dor e até evitar o agravamento de alguma infecção que possa estar no local afetado.

 

  1. Hortelã

O óleo essencial presente nas folhas de hortelã é outro potente antisséptico e anti-inflamatório, que pode ser usado em casa para aliviar a dor de dente. Além disso, tem um ótimo sabor, o que o torna uma boa opção para usar em crianças com mais de 5 anos, por exemplo.

Para usar corretamente a hortelã é aconselhado colocar 1 colher de chá de folhas de hortelã numa chávena de água a ferver e deixar repousar durante 20 minutos. Depois basta colocar uma porção da mistura na boca e bochechar por 30 segundos, 3 vezes por dia.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...