É adepto da dieta detox? Tem a certeza de que está a fazer tudo bem?

A dieta detox consiste em seguir uma alimentação que elimine o excesso de toxinas, reequilibrando o organismo.

Assim, o processo de emagrecimento passa a ser uma consequência natural, sendo que se seguir uma dieta correta pode-se perder cerca de três quilos numa semana.

É uma opção para situações específicas, como a época das festas que se aproxima a passos largos.

Segundo especialistas, estes são os principais alimentos que interferem no processo de desintoxicação do organismo:

Ananás, abóbora, abobrinha, alface, alho, amora, aspargo, azeite, batata-doce, beterraba, brócolos, castanhas, cebola, cereais integrais, chá-verde, couve, espinafre, figo, gengibre, inhame, kiwi, lentilha, lima, limão, maçã, mamão, melão, nectarina e pera.

Mas há outros alimentos que devem ser evitados a todo custo:

Açúcar, adoçantes, alimentos industrializados, produtos diet e light, bebidas alcoólicas, biscoitos, pães, café, carnes, chocolate, doces, farinhas, geleias, leite e derivados (manteiga, nata e queijo), mel, refrigerantes, ovos, óleo e sal.

Como fazer a sua dieta detox?

O processo de desintoxicação ocorre principalmente no fígado. Ele é fundamental na metabolização dos nutrientes e na limpeza das substâncias tóxicas. O fígado faz isso de forma natural, mas não funciona adequadamente quando está sobrecarregado.

A sobrecarga de toxinas é nociva para o organismo pelo que afaste-se dos alimentos que sejam de difícil digestão e dos produtos industrializados, que contêm substâncias prejudiciais, como corantes e conservantes.

Para acelerar a perda de peso, a desintoxicação pode ser estimulada com vários ingredientes naturais, como as folhas verde-escuras, em especial a couve, o gengibre e bastante água.

Cuidados que deve ter

Os nutricionistas alertam que dietas muito restritivas não devem ser praticadas durante muito tempo. Qualquer processo de emagrecimento que envolva restrição de nutrientes deve ser sempre acompanhada por um profissional.

A gordura abdominal provocada pelo excesso de peso é um reflexo da inflamação causada pela ingestão de substâncias que intoxicam o organismo, sendo que a gordura externa é a visualização desse estado inflamatório.

Nesses casos, a dieta detox é a que pode ajudar mais, pois funciona como um mecanismo purificador do organismo, e que, por ser desintoxicante, desencadeia uma ação natural da perda de gordura e de peso.

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...