Embora esta seja uma atividade agradável de se desfrutar, ao tomar um banho de mar existem alguns perigos ou medos que geralmente assombram as nossas mentes. Um deles são os tubarões . A sua presença no mar e no oceano é mais do que evidente, mas normalmente as margens das costas não são a zona habitual onde os podemos encontrar.
Porém, ainda existe a possibilidade de haver um tubarão, principalmente dependendo do tipo de água, já que esses animais costumam preferir as mais frias. Como tal convém perguntar como agir na presença de um tubarão?
A resposta é partilhada por uma mergulhadora especialista em mergulho com tubarões através do TikTok, onde pode ser encontrada como @andriana_marine. Na rede social ela dedica-se a partilhar diversos vídeos das suas experiências de encontros com tubarões-tigre e como lidar com eles.
«Espirrar à volta de um tubarão mostrará que você é uma presa. Por outro lado, se você se manter firme com contato visual, mostrará ao tubarão que é um predador consciente. Estas etapas só devem ser utilizadas como último recurso», refere, esclarecendo, «por favor, nunca mergulhe com tubarões sem um guia treinado».
Adriana nega que seja bom bater no nariz do tubarão para afastá-lo se o encontrarmos de frente, «pois isso dá ao animal a oportunidade de abrir a boca e alcançar a nossa mão ou o braço com facilidade. Em vez disso, deve colocar a mão espalmada no topo da cabeça do tubarão, travar o cotovelo e continuar a nadar. Com espécies mais pequenas recomendamos a utilização das barbatanas, se possível. Mas se tiver que usar as mãos este é a melhor maneira», explica.
Já segundo o ‘The Sun’ também é recomendável afastar-se de águas turvas e ser ativo para não ser confundido com uma presa , já que muitas vezes os tubarões atacam por curiosidade, e não porque os humanos sejam o seu tipo ideal de presa.
Mesmo com todas essas dicas, se estiver perto da costa e se vir um tubarão a aproximar-se, a prática mais básica é sair da água rapidamente.