Partilhar

É urgente mudar a situação: 85% dos passageiros aéreos continua sem conhecer os seus direitos quando vai viajar

 Guia de Direitos dos Passageiros Aéreos, com o objetivo de informar e empoderar os passageiros aéreos.

26 Junho 2024
Sandra M. Pinto

Novo Guia de Direitos dos Passageiros Aéreos é um manual prático, gratuito, que explica os principais regulamentos relativos aos direitos dos passageiros e responde às principais dúvidas dos viajantes em caso de voo atrasado, cancelado ou overbooking.

 Um voo atrasado, cancelado ou uma situação de overbooking pode gerar momentos de stress e desordem junto daqueles que vão viajar de avião, principalmente quando se sabe que grande parte dos passageiros aéreos (85%) não conhece os seus direitos e não sabe como apresentar queixa no caso de ser afetado por uma destas situações.

Assim, a AirHelp, apresenta hoje – em todo o mundo – a nova versão do seu Guia de Direitos dos Passageiros Aéreos, com o objetivo de informar e empoderar os passageiros aéreos.

Este guia, de acesso e download gratuito, é um manual prático que providencia informação aos passageiros de como estes devem atuar caso sejam afetados por algum constrangimento no seu voo. Este documento encontra-se atualizado com as mais recentes regulamentações do setor sobre os seus direitos e as medidas que devem tomar para obter a compensação a que possam ter direito. O guiadisponível em 19 línguas, reúne dez dos mais importantes regulamentos relativos aos direitos dos passageiros e incorpora, pela primeira vez, os regulamentos da Arábia Saudita.

Para além do seu conteúdo, também a estrutura e a disposição do documento foram atualizadas para fornecer as informações de uma forma muito mais ordenada e interativa, de modo a facilitar a navegação dos passageiros.

Direitos dos passageiros que viajam de ou para Portugal

Sabe-se que, entre junho e setembro de 2023, mais de 13 milhões de passageiros viajaram de avião em Portugal, dos quais mais de cinco milhões de viajantes (aproximadamente 38%) sofreram algum tipo de perturbação no seu voo (atraso ou cancelamento). Destes cinco milhões, mais de 287 mil passageiros tiveram direito a uma indemnização (que pode ir até 600 euros por passageiro).

É o Regulamento CE 261/2004 que apoia todos os passageiros aéreos nestes casos, sendo uma das leis mais completas do mundo em matéria de passageiros aéreos, que regula os voos com origem, destino e entre países da União Europeia. Graças a esta legislação, mais de 900 mil pessoas tiveram direito a pedir uma compensação financeira no verão passado. Os principais direitos abrangidos por esta legislação são:

– Ser informado. Ser informado sobre o estado do seu voo e os seus direitos quando este sofre algum tipo de perturbação;

– Comida e bebida. Após duas horas de atraso ou em caso de cancelamento do voo, as companhias aéreas devem fornecer alimentos e bebidas aos passageiros;

– Alojamento. Em caso de atrasos noturnos, as companhias aéreas devem providenciar às pessoas afetadas um hotel para pernoitar e transporte de ida e volta para o seu alojamento.

– Um voo de substituição. A companhia aérea deve fornecer um voo alternativo para o destino ou o reembolso total em todos os casos de recusa de embarque, cancelamento ou perda de ligação;

– Reembolso do dinheiro do bilhete e de custos adicionais. Os passageiros afetados por cancelamento, overbooking, perda de ligações ou atrasos superiores a três horas têm direito ao reembolso integral do bilhete. Podem igualmente solicitar o reembolso de quaisquer despesas suplementares incorridas em resultado da interrupção da viagem.

– Indemnização até 600 euros. Por pessoa e por viagem, atrasos superiores a três horas, cancelamentos efetuados menos de 14 dias antes da partida ou recusa de embarque, devido a overbooking, caso a culpa seja da companhia aérea. Também para alterações de horário ou perda de ligações que provoquem um atraso de mais de três horas em relação à hora de chegada prevista. O direito a indemnização perde-se quando uma perturbação é causada por circunstâncias extraordinárias.

– Bagagem danificada, atrasada ou extraviada. As companhias aéreas devem reparar, substituir ou pagar quaisquer danos na sua bagagem ou no seu conteúdo. O prazo para apresentar uma reclamação poderá ser entre sete dias e dois anos, consoante o problema causado.

Para reclamar os direitos, a AirHelp recomenda que os passageiros recolham e guardem todas as comunicações da companhia aérea e toda a documentação do voo, como o cartão de embarque e outros documentos de viagem, os recibos de quaisquer artigos que tenham tido de comprar devido ao cancelamento do voo e anotem a hora de chegada ao destino.

Mais Recentes

Insónias durante a menopausa: conheça as 5 dicas que prometem ajudar

há 51 minutos

Qual é o seu grupo sanguíneo? Saiba o que ele pode revelar sobre a sua personalidade

há 2 horas

Nem sempre é tarefa fácil, mas com estas dicas retirar manchas (e odor) de suor vai ser mais simples

há 4 horas

Transforme o seu dia: tenha estas 7 plantas em casa e sinta o seu humor melhorar assim como o bem-estar

há 5 horas

Nem bicarbonato, nem detergente: este é o truque caseiro para limpar e deixar o seu forno a brilhar

há 5 horas

Este é o ingrediente com menos calorias para temperar a salada (não falamos do azeite)

há 5 horas

Diga adeus ao botão do WhatsApp para enviar áudios: há um novo para responder mais rapidamente às mensagens de voz

há 6 horas

Compulsão alimentar periódica: conheça o transtorno alimentar mais desconhecido

há 6 horas

Estes exercícios diários de apenas 4 minutos reduzem o risco de ataque cardíaco, sobretudo em mulheres acima dos 45 anos

há 6 horas

Burnout: o sentimento de fadiga extrema intensifica-se nas últimas semanas do ano e estas são as razões

há 6 horas

Uma boa noticia para os amantes de chocolate: estudo assegura que o amargo está associado a um menor risco de diabetes

há 7 horas

Saúde pélvica: «É preciso compreender os problemas associados ao pavimento pélvico durante o inverno», revela estudo

há 7 horas

Já sonha com as férias de verão? Esta companhia aérea tem novas rotas e 400 mil lugares adicionais para que possa escolher

há 7 horas

“Sozinho no Lidl” tem estreia marcada para o dia 18 de dezembro numa loja perto de si

há 8 horas

O Pai Natal ganhou uma ajuda importante para encontrar os presentes perfeitos

há 8 horas

Do clássico ao contemporâneo: restaurantes Olivier oferecem menus exclusivos para celebrar a Passagem de Ano

há 8 horas

Uma viagem de bem-estar para toda a família, é a oferta desta recém inaugurada unidade hoteleira

há 8 horas

Se não tem o hábito de reciclar pilhas conheça os 5 argumentos de acordo com os quais o deve passar a fazer

há 8 horas

Cancro da mama: medicamento para o crescimento do cabelo interrompe a alopecia devido à quimioterapia

há 8 horas

Viagens: número de passageiros nos aeroportos nacionais sobem para 61 milhões

há 8 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.