Entre os destinos europeus mais procurados para o verão de 2024 há uma cidade portuguesa

A capital portuguesa surge no TOP 10 dos destinos mais procurados por turistas da Europa, América Latina e Estados Unidos

 Sojern, plataforma de marketing digital para profissionais do turismo, acaba de divulgar os dados do seu mais recente relatório “Tendências de viagens de verão 2024” que revela que Lisboa é um dos destinos da europa mais procurados para o verão de 2024 por turistas de várias regiões do mundo (Tabela 1).

Os dados dos mercados de destino preferenciais para a Europa no verão de 2024 revelam que Londres permanece no topo das preferências para turistas da Europa, América do Norte, Médio Oriente e África, mas Lisboa destaca-se em várias regiões sendo o terceiro destino mais procurado por turistas europeus, o quarto por turistas da América Latina e o nono entre os turistas norte-americanos. Estes dados, que colocam Lisboa no TOP 10 de três dos mercados mais relevantes, sublinham a atratividade crescente da capital portuguesa entre os viajantes de todo o mundo.

Tabela 1

Dados do último relatório “Travel Outlook” da Sojern (de fevereiro de 2024) confirmam que Portugal continua a ser um destino muito procurado em alguns mercados chave, com cerca de 75% das reservas de voos provenientes de 10 países. A Alemanha lidera como o maior mercado emissor com 15,3%, seguida pelos Estados Unidos com 11,0%. Comparado com 2023, observa-se um aumento nas reservas de voos provenientes da Alemanha e dos Estados Unidos, refletindo uma crescente atratividade de Portugal entre os turistas destes países.

Ainda de acordo com o último “Travel Outlook”, os viajantes para Portugal estão a planear as suas viagens com maior antecedência, com 38,53% das reservas feitas com mais de três meses de antecedência. A duração das estadias mostra uma predominância de 4-7 dias (34,46%) e 8-14 dias (29,74%). Há um equilíbrio entre viajantes individuais (36,1%), casais (32,8%) e famílias (31,1%). Estas tendências indicam uma preferência por estadias mais longas e um planeamento mais cuidadoso das viagens.

Os dados mostram ainda um crescimento significativo nas reservas de viagens para o período de Natal, com um aumento de 48% no número de bilhetes emitidos em comparação com o mesmo período de 2023. Este aumento pode ser atribuído ao clima mais ameno de Portugal, tornando-o uma opção atrativa para turistas do norte da Europa durante os meses mais frios. A tendência de viagens distribuídas de maneira mais uniforme ao longo do ano, com picos em fevereiro, março e os meses de verão, mas com um interesse crescente no final do ano, especialmente dezembro, sugere que Portugal é um destino preferencial para escapar do frio europeu.

 

Ler Mais