Partilhar

Entrevista: «As pessoas estão mais sensibilizadas para a importância de cuidar da saúde mental», Cristina de Sousa, docente e psicóloga da Clínica Universitária Atlântica

Falámos com a responsável pelo atendimento na área da Psicologia da Clínica Universitária Atlântica sobre a atividade e objetivos deste espaço.

26 Outubro 2023
Sandra M. Pinto

«A promoção da saúde mental e bem-estar dos estudantes e da comunidade constitui uma prioridade». Quem o afirma é Cristina de Sousa, docente e psicóloga responsável pelo atendimento na área da Psicologia da Clínica Universitária Atlântica, com quem trocámos umas palavras sobre os objetivos da instituição. 

Para criar um ambiente seguro e oferecer um suporte integral aos estudantes, a Clínica Universitária Atlântica disponibiliza diferentes serviços que vão desde consultas de psicologia clínica, ao apoio no sucesso educativo. Mas a Clínica Universitária Atlântica estende a sua ação à próprio comunidade, como nos revelou a responsável.

Quando nasceu e qual o objetivo da Clínica Universitária Atlântica?
A Clínica Universitária nasceu em 2018 com o objetivo de criar uma estrutura para disponibilizar serviços ligados à promoção da saúde e do bem-estar. Oferece, assim, serviços de psicologia clínica, com aconselhamento psicológico, terapias psicológicas, apoio ao sucesso educativo, redução do stress e ansiedade, gestão de emoções, promoção de competências relacionais e desenvolvimento pessoal.
São também disponibilizadas consultas de nutrição, que contribuem para a promoção de melhoria na qualidade de vida por meio de escolhas e modificações nos hábitos de vida. A Clinica tem também consultas de fisioterapia, que visam o tratamento de disfunções e a promoção da saúde. São ainda disponibilizadas consultas gratuitas no âmbito dos ensinos clínicos da licenciatura em Osteopatia, que englobam o diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios neuro-músculo esqueléticos e outras alterações relacionadas.

Em que bases fundamentam a vossa atuação e qual a vossa filosofia?
A atuação da clínica tem por base uma intervenção multidisciplinar e uma rede de suporte de cuidados disponíveis quer para os estudantes, quer para a comunidade.

“Saber para cuidar” é o vosso lema: em que consiste e quais os alicerces deste statment?
O lema tem por base a interligação entre a criação e transmissão do saber adquirido no percurso de formação académico, nas nossas instituições de ensino (a Escola Superior de Saúde e o Instituto Universitário), e a responsabilidade social na aplicação desse saber, ou seja, saber para “cuidar”.

Podemos afirmar que a saúde mental é a vossa prioridade?
A saúde mental é, efetivamente, uma das nossas prioridades, mas não exclusivamente. No que refere à saúde e ao bem-estar, a saúde mental é indissociável da saúde sistémica ou músculo-esquelética.
Dessa forma, as intervenções da fisioterapia, osteopatia e nutrição são também muito importantes para o bem-estar e saúde em geral das pessoas que vêm ao nosso encontro, e essa, sim, é a nossa prioridade, promover a saúde e o bem-estar.

Olhando em vosso redor, de que forma observam a importância que é ou não dada à saúde mental?
O que perceciono é que as pessoas estão mais alertas para as questões da sua saúde mental e querem saber mais sobre desenvolvimento pessoal. Sobretudo no período pós-pandemia, verificou-se um aumento significativo das condições relacionadas com a saúde mental, muitas delas relacionadas com queixas músculo-esqueléticas.
Sabemos hoje, que grande parte das condições músculo-esqueléticas de origem não específica, têm muitas vezes um quadro psicológico associado, sobretudo nas condições de dor crónica.

O que falta fazer na promoção da saúde mental e bem-estar da comunidade? Que serviços disponibilizam?
Estamos a dar o nosso contributo para a promoção da saúde e do bem-estar, disponibilizando consultas de psicologia clínica, fisioterapia e nutrição com condições muito acessíveis. As nossas consultas de Osteopatia são gratuitas e contribuem bastante para o envolvimento da comunidade.

Está a vossa atuação condicionada aos estudantes?
Não, é também extensível à comunidade.

Relativamente à população, de que forma desenvolvem o vosso trabalho?
No nosso website, a Clinica Universitária tem um espaço relevante, através do qual as pessoas podem solicitar marcação de consulta para qualquer uma das especialidades.
O que acontece muitas vezes é as pessoas virem indicadas por outra especialidade, particularmente da Osteopatia, pois é uma especialidade bastante procurada na nossa clinica e que tem vindo a desenvolver projetos de intervenção na comunidade através dos alunos finalistas no âmbito da Licenciatura.

Têm sido muito procurados?
Sim, mas existem épocas de maior procura, após as férias ou após o Ano Novo.

Notaram uma maior procura no pós-pandemia?
Sim, bastante. As pessoas parecem estar mais sensibilizadas para a importância de cuidar da sua saúde mental e do seu bem-estar geral.

Que balanço fazem da vossa intervenção?
O balanço das atividades desenvolvidas na Clínica Universitária é bastante positivo, e a iniciativa expandiu-se para a comunidade envolvente, o que nos faz valorizar cada vez mais a responsabilidade social das Instituições Universitárias e ter uma maior consciência da importância destas iniciativas junto dos grupos mais vulneráveis e das franjas de população mais carenciadas.

Mais Recentes

Dormir com ou sem lingerie: qual destas opções faz melhor à saúde da mulher?

há 5 horas

Tenha o cabelo que sempre sonhou, mais forte e brilhante: basta incluir estes alimentos na sua rotina

há 6 horas

Parecem blocos de gelo: estes são os signos das pessoas mais “frias”

há 7 horas

Está na altura de procurar as velhas cassetes VHS: pode ter em casa um tesouro sem saber

há 7 horas

Certamente já ouvir falar em chia, mas será que conhece todos os benefícios para saúde?

há 8 horas

Todos gostamos de flores, mas importa saber as que são mais indicadas para ter em casa: descubra-as aqui

há 8 horas

Nem ambientadores nem velas: o truque simples dos hotéis para deixar a casa de banho sempre a cheirar bem

há 9 horas

Estas são as 5 fraudes bancárias mais comuns em Portugal: saiba como as evitar

há 9 horas

Ainda está a trabalhar? Faça uma pausa e vá descobrir o novo menu deste restaurante

há 10 horas

Diga adeus à sapateira: conheça o truque simples (e muito criativo) para organizar os sapatos em casas pequenas

há 11 horas

Opinião: «Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o transplante de células estaminais de cordão umbilical», Andreia Gomes, BebéVida

há 12 horas

Óbito: Morreu John Prescott, antigo vice-primeiro-ministro do Reino Unido

há 12 horas

Há uma nova depressão a caminho de Portugal: chama-se Bert e vai afetar estas regiões do país

há 13 horas

Infarmed manda retirar já do mercado estes produtos para o cabelo: esta é a razão (que deve conhecer)

há 13 horas

Se está reformado saiba quanto vai aumentar a sua pensão já em janeiro

há 13 horas

Microplásticos: novo plástico reciclável e degradável no oceano pode ajudar a acabar com este problema

há 13 horas

INEM: privatizar socorro pré-hospitalar, sim ou não?

há 13 horas

Metanol: que substância é esta que matou 5 turistas no Laos?

há 13 horas

Todos queremos parecer mais confiantes. Consiga-o seguinte estes conselhos

há 1 dia

Montepio Associação Mutualista promove Mercadinho Solidário em Lisboa

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.