Estas 6 razões explicam porque deve (mesmo) usar um gestor de palavras-chave

Não sabe o que é? Nós explicamos de que forma esta ferramenta pode assegurar a sua segurança

Atualmente qualquer pessoa que tenha acesso à internet e utilize um computador ou telemóvel diariamente tem que enfrentar um enorme conveniente: as inúmeras palavras-chave que são pedidas.

Seja para aceder ao telemóvel, ao e-mail ou às redes sociais a verdade é que somos obrigados é que somos constantemente “bombardeados” com a necessidade de nos lembrarmos de certas palavras ou termos que utilizamos como login.

[Leia também: Atenção. 5 fraudes (perigosas) relacionadas com a Covid-19]

A maior parte destas palavras-chave são longas e incluem números, o que as pode tornar mais complexas, mas também mais difíceis de memorizar. Sendo certo que é fundamental não usar o mesmo termo como password para todos os seus acessos, também não é ideal termos que nos lembrar constantemente de toda esta informação.

Felizmente existem serviços pensados para nos ajudar a gerir este processo. Os gestores de palavras-chave são programas que funcionam como um “cofre” onde colocamos todas as nossas passwords. Sempre que um qualquer site nos pede para aceder com a nossa informação este software irá auto-preencher os campos vazios com a palavra-correta. Desta forma nunca tem que se lembrar.

Existem diferentes produtos no mercado que oferecem este serviço. Todos são normalmente bastante comparáveis. Procure fazer a sua pesquisa online e descubra qual será o mais indicado para o seu caso.

Eis 6 razões essenciais que explicam porque deve mesmo usar um gestor de palavras-chave.

 

  1. Vai gerar passwords complicadas por si

Este tipo de programa irá questionar sempre que possível se prefere que ele gere automaticamente uma palavra-chave extremamente segura que será depois guardada na sua conta. Isto é algo extremamente conveniente, que faz com que não tenha que estar a inventar novos termos.

 

  1. Vai guardar automaticamente qualquer palavra-chave que crie

Se preferir criar as suas próprias palavras-chave não existe qualquer problema. O programa irá simplesmente guardá-las no “cofre” e depois disponibilizá-las sempre que necessário.

 

  1. Vai preencher automaticamente a informação de acesso

Isto vai mudar a sua vida. Seja qual for o site que visita, o gestor de palavra-chave irá autopreencher os campos de acesso de forma automática, garantindo o seu login sem demoras e sem a necessidade de se ter que lembrar da palavra-passe especifica para esse portal.

 

  1. Sincroniza as suas passwords em todos os seus dispositivos

Seja qual for o navegador web ou dispositivo que esteja a usar irá sempre conseguir aceder às suas palavras-chave guardadas e beneficiar do serviço conveniente deste tipo de programas.

 

  1. Pode imprimir uma página com esta informação

Se o facto de ter as suas palavras-chave escritas em papel lhe traz alguma sensação de segurança extra, então saiba que a maior parte destes serviços oferecem a possibilidade de imprimir uma folha onde constam todas as passwords guardadas e respetivos logins.

 

  1. Avisa sempre que existem acessos indevidos

Se por algum motivo uma das suas contas for alvo de um ataque informático e alguém conseguir aceder à mesma, o gestor de palavra-chave irá avisar automaticamente e recomendar uma alteração de password. Isto é extremamente importante. De resto, ao longo da sua utilização estes serviços vão sempre procurar assegurar que nenhuma das suas palavras-chave são fracas ou pouco seguras.

 

 

[Leia também: Nas férias não facilite. Saiba como aceder à Internet com segurança]

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...