Partilhar

Estas são as invenções que mudaram as nossas vidas na última década

2020 está a aproximar-se. Esta é a altura de refletir sobre os principais produtos e serviços que nos transformaram nos últimos anos.

29 Março 2020
Forever Young

Pode ser difícil acreditar que o Mundo em 2009 era radicalmente diferente do que é hoje. A verdade é que ao olhar hoje para trás, podemos comprovar que muitas das coisas que atualmente parecem ser imprescindíveis nas nossas vidas nem sequer existiam.

É certo que grande parte destes serviços e produtos não são verdadeiramente essenciais para a nossa sobrevivência, mas a verdade é que pode ser difícil imaginar hoje a nossa vida sem eles. Habituamo-nos à conveniência que eles nos trouxeram e à forma quase inconsciente como usamos as suas funcionalidades. Fazem parte do nosso quotidiano.

Eis os 7 principais exemplos que caracterizam bem a inovação tecnológica da década 2010-2020.

  1. Uber

A ideia de não termos acesso a um serviço tão útil como a Uber pode parecer muito estranha. A facilidade com que hoje em dia nos deslocamos nas cidades é absolutamente transformadora. Com a Uber podemos ir para qualquer lugar, a um custo reduzido e com segurança. Tudo através de uma simples app no telemóvel.

Foi apenas em 2010, na cidade de São Francisco, que se realizou a primeira viagem Uber. Desde então a empresa tornou-se internacional e conta com uma presença em mais de 700 cidades em todo o Mundo.

  1. Séries Originais Netflix

A probabilidade de, em 2019, estar “viciado” numa série da Netflix é muito grande. Já há 10 anos atrás a história seria certamente diferente… Tudo começou em 2013 com House of Cards e desde então são dezenas as séries populares com “assinatura” Netflix.

Grande parte do nosso entretenimento passa agora por este tipo de serviços de streaming. O problema parece ser conseguir acompanhar todas as constantes novidades, filmes e séries que vão sendo lançados.

  1. Instagram

Hoje em dia, esta conhecida rede social tem cerca de mil milhões de utilizadores mensais ativos. Mas quando em 2010 Kevin Systrom criou o Instagram não existia sequer ainda nenhuma plataforma criada exclusivamente para a o upload e partilha de fotografias. Em poucos meses esta aplicação conquistou o Mundo e rapidamente começou a ter centenas de milhares de pessoas a inscreverem-se todas as semanas.

  1. iMessage

As mensagens instantâneas gratuitas são outro fenómeno recente. Em 2011 quando a Apple lançou este seu serviço de mensagens, muitas pessoas gastavam ainda dinheiro cada vez que mandavam uma sms. Atualmente essa parece ser uma realidade disparatada. Só a ideia de pensarmos no custo que os inúmeros grupos de conversação teriam… certamente iriamos todos à falência.

  1. IPad

Continuando no tópico da “marca da maça”, vale a pena lembrar o lançamento de um dos últimos realmente inovadores produtos da Apple: o iPad.

Hoje em dia os tablets são um dos produtos mais desejados e ubíquos. Toda a gente parece ter pelo menos um e é certo que sobretudo as crianças os adoram. No entanto esta linha revolucionária de produtos foi apenas apresentada em 2010 por Steve Jobs. Uma ideia que antigamente parecia ficção científica tornou-se rapidamente num dos produtos mais vendidos em todo o Mundo.

  1. Novas formas de pagamento

Em 2019 existem inúmeras formas de fazer pagamentos. A sensação que se tem é que a cada dia surge uma nova tecnologia neste sector. Atualmente praticamente não precisamos de uma carteira carregada de dinheiro e cartões. Basta ter um smartphone e utilizar serviços como o MB Way ou Apple Pay para realizar pagamentos, tanto no online como nas lojas físicas. Exemplos recentes como o Revolut ou o N26 vem ainda diversificar mais as opções e serviços financeiros ao dispor de todos os consumidores. Nada disto existia há 10 anos

  1. Assistentes de voz

Foi apenas a partir de 2011 que a frase “Hey, Siri” passou a abrir um número enorme de possibilidades e funcionalidades a qualquer utilizador de um smartphone iPhone. Desde então os assistentes de voz têm ganho espaço no mercado e conquistado a confiança de muitos consumidores. Hoje podemos encontrar serviços como a Alexa ou Google Home integrados nas nossas casas, nas televisões, eletrodomésticos e até no nosso carro. Todos estes prontos a auxiliar-nos em qualquer questão, sendo que para tal basta utilizar a sua voz.

Mais Recentes

Espantoso: nunca misture estes alimentos com os brócolos

há 13 horas

Nem corrida nem ginásio: especialista explica por que razão é este o desporto da moda em 2025

há 14 horas

Estes são os meses de sorte para cada signo

há 14 horas

Sabe qual é a pimenta mais forte do mundo?

há 14 horas

Burnout: por que é esta síndrome mais comum nas mulheres do que nos homens?

há 14 horas

Óbito: Morreu o realizador francês Bertrand Blier

há 14 horas

«Lista desatualizada de doenças pode justificar fraudes na mobilidade», refere ministro

há 14 horas

Óbito: Morreu John Sykes, guitarrista dos Whitesnake e dos Thin Lizzy

há 14 horas

Psiquiatras por ChatGPT: opções e perigos de deixar a sua saúde mental nas mãos da IA

há 15 horas

Cancro da mama: estudos apontam que consumo de álcool pode causar a doença

há 15 horas

Inferno Astral: os 30 dias antes do aniversário são considerados uma época de azar. Mito ou verdade? A astrologia responde

há 15 horas

São muito apreciados pelos homens, mas quais são os melhores sabonetes para a limpeza corporal?

há 15 horas

Está na ordem do dia, mas a dieta dos ovos faz bem ou mal à saúde? Especialista dá a resposta

há 16 horas

Cafeína pura em pó: «uma colher de chá pode ser fatal», alerta especialista

há 16 horas

Estudo revela efeito surpreendente entre dieta e dor crónica

há 16 horas

Especialista responde: será que os sprays nasais podem afastar os vírus e prevenir constipações e gripes?

há 17 horas

Este estudo “atrevido” revela quais são as lesões sexuais mais comuns

há 17 horas

«É uma armadilha de açúcar»: nutricionista desmonta os benefícios de um alimento considerado saudável

há 17 horas

Regresso ao trabalho: estratégias para reduzir o stress e manter um estilo de vida equilibrado

há 18 horas

Mitos da perda auditiva: aparelhos auditivos vs. amplificadores

há 18 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.