Estas são as mentiras que (quase) todos contamos durante a quarentena

A nossa vida mudou, mas alguns hábitos persistem.

Regra geral, os seres humanos são muito bons a contar mentiras. É verdade. Desde cedo que aprendemos o poder que uma simples inverdade pode ter na nossa vida. Pode livrar-nos de um castigo, de algo que não queremos fazer, de uma situação desconfortável, etc.

Sendo certo que gostamos de acreditar que a honestidade é o caminho a seguir, a verdade é que todos contamos pequenas mentiras inofensivas. Ao longo do dia é provável que, sem se aperceber, diga certas coisas que não correspondam completamente à verdade. Muitas vezes suavizamos e contornamos os factos para tentar não magoar ou antagonizar os outros.

[Leia também: Vida pós-quarentena? 5 coisas que demonstram como tudo será diferente]

Agora em quarentena toda essa estratégia tornou-se mais complicada. Já não podemos simplesmente dizer “que temos de ir resolver uma coisa” ou que “chegámos atrasados porque apanhámos muito trânsito”. Felizmente o ser humano adapta-se com facilidade e encontra sempre novas formas de contornar a questão.

Eis algumas das principais mentiras inofensivas que começámos a contar aos outros mal iniciámos o nosso isolamento social em casa.

 

  1. “Que estranho, a minha câmara não parece estar a funcionar”

Quase todos temos agora que nos adaptar ao trabalho remoto e à necessidade de fazer videochamadas para manter o contacto com as nossas equipas de trabalho ou com as nossas escolas. No entanto estamos em casa, na nossa privacidade e muitas vezes não queremos que os outros conheçam o nosso espaço. Ou então simplesmente não tomámos banho, nem arranjámos o cabelo. Nestas situações, nada como ter um súbito problema técnico que nos impede de conectar a camara.

  1. “Já tenho uma outra videochamada marcada para essa hora”

O clássico “desculpa, já tenho coisas combinadas” agora adaptado ao mundo da existência remota. Tal como anteriormente é fácil dizer que sim a coisas que provavelmente não queremos muito fazer. Felizmente, agora com a quantidade de coisas que estão disponíveis online – como aulas de yoga, teleterapia, cursos formativos, etc – podemos sempre dizer que temos planos de videochamadas já agendados.

  1. “Visto-me normalmente todos os dias para me sentir motivado”

Vamos ser sinceros os únicos fatos que estamos a usar durante a quarentena são os de treino. Fatos de trabalho, vestidos formais ou calças de ganga são para esquecer. Tudo aquilo que seja minimamente desconfortável não é uma opção. É certo que pode querer transmitir a ideia de que se adaptou brilhantemente ao trabalho remoto, mas não exagere. O mais provável é que esteja a ler este texto e a usar calças de treino ou de pijama. Não engana ninguém.

  1. “Atrasei-me porque estive na fila do supermercado”

Nada como partilhar as nossas corajosas histórias de idas ao supermercado. Atualmente para entrar numa superfície comercial temos que esperar habitualmente alguns minutos antes de entrar. Ninguém se pode zangar se disser que teve que ir comprar comida para a sua família e acabou por ficar mais tempo do que esperava na fila.

  1. “Sim, tenho sido super produtivo durante este tempo”

Se ser produtivo significa ter mais tempo para conseguir acabar todas as séries e filmes da Netflix, então sim, é provável que esteja a ser mais produtivo. Em termos profissionais? É difícil. Esta é uma situação excecional que está a causar um enorme stress e ansiedade a muita gente. É complicado manter o mesmo nível de concentração em casa, quando estamos constantemente preocupados com o nosso futuro, com a nossa família e amigos. Não precisa de ter vergonha, estamos todos no mesmo “barco”.

 

[Leia também: Sete dicas para teletrabalhar com sucesso em tempos de coronavírus

 

 

Ler Mais