Numa altura em que muitos portugueses já se encontram de férias, e têm mais tempo para dedicar às suas casas – e sobretudo à sua manutenção, a Ageas Repara ajuda-o a pensar no que pode precisar de ser revisto. A origem de um entupimento pode ser bastante difícil de se detetar, mas existem alguns sinais que indicam quando se tem o esgoto entupido, como quando a água não escorre corretamente, seja na cozinha ou na casa de banho, ou quando se verificam alguns sons vindos da tubulação do esgoto.
“É fundamental compreender que os problemas de obstrução de sistemas de esgoto estão sempre associados a uma causa específica. Geralmente, esse motivo está relacionado com os hábitos diários adotados, pelo que se deve evitar tais comportamentos para prevenir ocorrências indesejadas”, afirma Sérgio Lopo, Diretor Geral da Ageas Repara.
Especialista em deteção de fugas de água e desentupimentos, a Ageas Repara reforça o que fazer para prevenir entupimento de esgotos, as principais causas e como resolver:
Conselhos de prevenção:
- Não colocar restos alimentares e gorduras na pia da cozinha e casas de banho;
- Evitar que papel higiénico, fraldas descartáveis, toalhitas, produtos de higiene menstrual, roupas e outros objetos cheguem à rede de esgoto;
- Não canalizar águas da chuva nos esgotos sanitários, pois podem sobrecarregar a rede de esgoto e provocar um alagamento em casa;
- Manter a caixa de gordura, reservatório responsável pela retenção de gordura no lava-louça e máquina de lavar, e de inspeção sempre limpas; é através desta que é realizada a inspeção e desobstrução da rede de esgoto, evitando assim entupimentos e a presença de insetos e odores desagradáveis;
- Em caso de necessidade extrema, reconstruir o sistema de esgotamento de água da habitação, com tubos de dimensões corretas e perfeita ligação e inclinação.
Principais causas:
- Gorduras e restos alimentares;
- Cabelo, pelo e barba;
- Papel higiénico;
- Objetos;
- Utilização de produtos químicos inadequados;
- Sistema de esgotamento defeituoso.
Como desentupir:
Será tudo o que menos quer pensar nos dias que está na praia ou pela montanha, mas ainda assim, é importante perceber. Existe a possibilidade de realizar um desentupimento manual, com equipamentos como luvas resistentes, mangueiras, cabos flexíveis e o uso de água quente. No entanto, o mais recomendado é adotar um método que permita a criação de uma rotina de limpeza dos ralos, fossas sépticas e caixas separadoras de óleo e de gorduras, usando soluções biotecnológicas. Esse tratamento apenas deverá ser feito por um profissional qualificado e com medidas de tratamento que garantam uma solução segura.