Partilhar

Este município sugere programa com idosos a assegurarem alojamento estudantil. O que acha da ideia?

Saiba mais

5 Julho 2023
Forever Young

A Assembleia Municipal de Lisboa decidiu hoje recomendar à câmara a implementação de um programa intergeracional para o alojamento de estudantes em casas de idosos isolados, tendo a vereadora informado que se prevê o desenvolvimento uma plataforma para ‘matching’, avança a Lusa.

Proposta pelo PAN, com contributos do PSD, a recomendação pede à câmara municipal que “estude a implementação do Programa Lisboa Intergeracional, em parceria com IPSS/ONG, associações académicas locais e serviços sociais das universidades e institutos politécnicos existentes em Lisboa”.

Apreciada na sessão plenária da Assembleia Municipal de Lisboa, a proposta foi aprovada com os votos contra do PCP, a abstenção do Chega e os votos a favor de BE, Livre, PEV, uma deputada do Cidadãos Por Lisboa (eleita pela coligação PS/Livre), PS, PSD, PAN, IL, MPT, Aliança e CDS-PP.

De acordo com a vereadora dos Direitos Humanos e Sociais, Sofia Athayde (CDS-PP), “está previsto o desenvolvimento de uma plataforma para ‘matching’ universitários e idosos” pela Universidade Nova de Lisboa.

Sofia Athayde disse ainda que a criação de um programa intergeracional para o alojamento de estudantes em casas de idosos isolados consta do projeto da Carta Municipal de Habitação, que aponta para o lançamento de um projeto piloto, por se considerar que “faz todo o sentido para a cidade”.

Na apresentação da recomendação, o deputado do PAN, António Morgado Valente, referiu que, no município de Lisboa, a população sénior ronda 127 mil pessoas, representando cerca de 23% da população total da cidade, enquanto a população estudantil universitária é de cerca de 128 mil alunos, a maioria dos quais deslocados de outras zonas do país e mesmo vindos de países estrangeiros.

“Lisboa também tem um problema grave relativamente à falta de alojamento para estudantes”, apontou o deputado do PAN, apresentado como bom exemplo de um problema intergeracional o que foi implementado em Coimbra, designado de “Abraço de Gerações”, que responde ao problema dos jovens estudantes e ao isolamento dos idosos.

Carlos Medeiros, do Chega, considerou que este tipo de programas é “utópica e não resolve nada”, optando por se abster.

A favor da recomendação, CDS-PP, MPT, IL, PS e PSD manifestaram o apoio a soluções criativas e diversificadas que respondam ao problema de habitação dos jovens estudantes ao mesmo tempo que contribuem para combater a solidão e isolamento dos idosos.

Nesta reunião, os deputados aprovaram ainda outras recomendações à câmara, nomeadamente uma do PS para se proceda ao alargamento da rede de postos de carregamento elétrico da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), uma do MPT pelo aproveitamento da energia geotérmica na cidade e uma do PSD pela isenção de taxas municipais e administrativas às instituições educativas.

Foi ainda viabilizada uma moção do MPT para que o Governo assuma a responsabilidade pela concretização do Museu Olímpico.

Por proposta do MPT e do Livre, foram viabilizados votos de saudação ao Dia Mundial do Refugiado. Durante as intervenções, o deputado Carlos Medeiros, do Chega, foi acusado de ter um discurso xenófobo, após afirmar-se contra a receção de “pseudorefugiados muçulmanos”: “Não queremos uma zona como o Martim Moniz, que mais parece uma zona deslavada do continente indiano”.

A assembleia aprovou também, com a abstenção do Chega e os votos a favor dos restantes, a proposta da câmara de Relatório de Gestão, Demonstrações Financeiras e Orçamentais Consolidados de 2022, que reflete “uma trajetória positiva de fortalecimento das contas” do município e das empresas municipais.

 

Mais Recentes

Maníacos por limpeza: estes signos gostam de tudo no seu lugar

há 16 horas

Síndrome de Pica: quando se tem vontade de comer papel ou terra

há 16 horas

Se já fez 50 anos ou está lá perto, saiba como tratar os sinais de envelhecimento

há 16 horas

Saiba quanto deve alongar por dia para ser mais flexível e evitar dores musculares

há 17 horas

O país da Europa onde falar português é um requisito fundamental: tem salários altíssimos e uma qualidade de vida invejável

há 18 horas

«Isto é o que deve fazer para evitar o acumular de cálcio nas artérias», revela famoso cirurgião cardíaco

há 18 horas

Nem esquecimento nem desorientação: «este é o primeiro sintoma que deteto em quem vai sofrer de Alzheimer», revela neurologista

há 18 horas

Este é o detergente para a máquina de lavar roupa que os especialistas recomendam: «deixa as peças impecáveis»

há 18 horas

Diga adeus aos cabelos grisalhos: este produto da Mercadona rejuvenesce os cabelos a partir dos 40 por apenas 3,90 euros

há 18 horas

Um dos casacos mais populares do Lidl está prestes a esgotar: protege do frio e custa 14,99 euros

há 19 horas

Nem lixivia nem vinagre: este é o produto que tira as manchas de tinta da roupa deixando-a como nova

há 19 horas

Se está indecisa sobre que perfume usar, descubra estas (irresistíveis) sugestões

há 20 horas

Sim, comer fruta e emagrecer ao mesmo tempo é possível: com este truque, nunca falha

há 20 horas

Diga adeus aos vidros embaciados: basta usar sabão

há 20 horas

Tenha a casa de banho sempre perfumada: é só pôr em prática estas dicas

há 20 horas

No coração de Campo de Ourique descobrimos a tradição madeirense com sabores renovados

há 20 horas

Para a mesa ou para oferecer: 8 sugestões de vinhos para celebrar o Natal e o Ano Novo

há 20 horas

Presentes de Natal: 6 em cada 10 serão roupa, acessórios ou perfumes

há 21 horas

Óbito: Morreu o professor e jornalista Mário Gonçalves

há 21 horas

Estes são os signos que menos acreditam em signos

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.