Estes são os 5 piores alimentos para a sua saúde digestiva

Faça as escolhas certas, acabe com a azia e desconforto após as refeições.

Para muitas pessoas infelizmente esta é uma “rotina” habitual: acabam de comer o seu jantar ou almoço e rapidamente começam a sentir um grande inchaço, gases ou até azia. Esta sensação desconfortável após as refeições parece ser, por vezes, inevitável.

No entanto o mais provável é que não esteja a ingerir os alimentos ideias para o seu organismo. Certos tipos de comidas são particularmente mais difíceis de digerir do que outros. Esta situação torna-se mais complexa sempre que um individuo têm já alguns problemas digestivos diagnosticados, como a Síndrome de Intestino Irritável, refluxo ácido, prisão de ventre, etc.

[Leia também: 8 alimentos bons para a saúde do seu coração]

Só nos EUA estima-se que cerca de 70 milhões de pessoas sofram com algum tipo de problema digestivo.

Torna-se essencial melhor a qualidade da sua alimentação. Privilegiando os ingredientes certos e evitando as comidas menos recomendáveis. Eis 5 exemplos de alimentos conhecidos pelos seus efeitos nefastos no funcionamento do sistema digestivo.

 

  1. Chocolate

A verdade é que o chocolate não é apenas problemático para a sua cintura. A cafeína presente na composição deste alimento é conhecida por poder provocar problemas digestivos, acentuando os sintomas de azia e de intestino irritável.  O chocolate é igualmente um diurético capaz de interferir na qualidade das suas fezes.

Caso decida consumir chocolate opte sempre por um mais negro. Este tipo com altas percentagens de cacau contém importantes polifenóis que ajudam a função digestiva. O cacau é igualmente uma fonte de fibra, promovendo assim uma boa digestão.

  1. Alimentos processados

Para além de aumentarem o risco de diabetes, de excesso de peso e de problemas cardíacos, estes tipos de carboidratos refinados são capazes de atrapalhar o funcionamento intestinal. Alimentos como o pão, os refrigerantes, fast food ou batatas fritas são conhecido por estimularem o inchaço e promoverem diversos problemas digestivos.

Escolha acabar com este tipo de consumo. Privilegie sempre fontes de proteína mais “magras” e gorduras saudáveis – tais como o abacate ou manteiga de amendoim. Assegure-se sempre que não consome porções excessivas.

  1. Comida picante

Aqui falamos de qualquer tipo de comida que possa “aquecer” o interior da sua boca. Seja um caril ou uma dose de asas de frango picantes. Estes alimentos são famosos por causarem igualmente distúrbios digestivos. Sobretudo se forem consumidos à noite.

Algumas comidas e bebidas mais frescas (como leite) podem ajudar a controlar os efeitos do picante, suavizando a sua ação mais negativa. Iogurte e queijo são também boas alternativas.

  1. Legumes e frutas

Todos sabemos que consumir fruta e legumes é essencial para um bom e saudável regime alimentar. No entanto é também verdade que consumir fruta e legumes frescos – sem serem cozinhados – pode ser mais difícil para as pessoas com sistemas digestivos sensíveis. Isto acontece porque estes produtos têm altos índices de fibras insolúveis que se movem muito rapidamente pelo trato intestinal resultando em fezes menos consistentes, gases e inchaço.

Sempre que possível escolha cozinhar as suas frutas e legumes. Este processo vai ajudar a amolecer as fibras, permitindo que sejam digeridas mais facilmente.

  1. Comida frita ou oleosa

Comidas com gorduras saturadas, como bifes, batatas fritas ou gelados são bastante difíceis de digerir. Estas são capazes de provocar desconforto e refluxo ácido. Caso sofra habitualmente de azia, este tipo de comidas podem acentuar o problema, relaxando a válvula que sela o estômago do esfíncter.

Acima de tudo sempre que ingerir estes alimentos não os deve nunca combinar com álcool. Este é um “cocktail perfeito” que apenas vai criar mais distúrbios no seu aparelho digestivo. Sempre que cozinhar escolha utilizar gorduras com origem vegetal.

 

[Leia também: Quer reduzir a ansiedade? Experimente adicionar estes alimentos à sua dieta]

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...