Partilhar

Estes são os presentes em que os portugueses mais apostam (apesar de se manterem cautelosos nos gastos)

Um inquérito conduzido pela Klarna, rede global de pagamentos e assistente de compras baseada em IA, no início de novembro, a mil portugueses, revela as principais tendências e intenções de compra para a Black Friday deste ano.

20 Novembro 2024
Sandra M. Pinto

Os dados revelam que os portugueses vão usar esta época de descontos para fazerem as suas compras de Natal (45,7%) e de tecnologia (34,5%), com a maioria dos consumidores a planear as suas aquisições de forma consciente e cautelosa. Apenas 10% dos inquiridos afirmou que não vai fazer nenhuma compra esta Black Friday.

Com os presentes de Natal e artigos de tecnologia no topo das preferências, são os inquiridos do sexo masculino a mostrar uma particular atenção para este tipo de produtos (47,8% dos homens inquiridos), enquanto a maioria das mulheres (29%) irá privilegiar as compras de produtos de vestuário e calçado.

 

Preferência pela pesquisa de produtos online entre as várias gerações

Outro ponto destacado por este inquérito é o forte apelo do universo digital para os consumidores portugueses, independentemente do seu género ou idade. Mais de metade dos inquiridos (54,6%) planeia pesquisar online e efetuar as suas compras online, incluindo mesmo as faixas etárias mais altas: entre os consumidores de 55 a 65 anos, 37,7% afirma que vai preferir pesquisar e comprar online, em comparação com 29% que opta pela pesquisa em loja e compra também em lojas físicas. Ainda assim, 28,4% dos inquiridos deste grupo afirma que, apesar de realizar as compras em loja física, vai fazer as suas pesquisas de produtos online.

 

Consumo será cauteloso e planeado

Em termos de orçamento, os portugueses mostram-se conscientes e moderados nos gastos. Apenas 3,6% afirma que provavelmente vai acabar por gastar muito durante esta Black Friday. Em contraste, quase metade dos respondentes (45,5%) indica que já está a monitorizar os preços para garantir que faz um bom negócio. Além disso, 31% dos inquiridos planeia tirar partido das promoções para comprar artigos que já precisaria de adquirir, mas a um custo mais vantajoso.

 

Homens dispostos a gastar mais dinheiro do que as mulheres

O inquérito da Klarna também mostra diferenças entre homens e mulheres nas previsões de valores médios que pretendem gastar. Entre todos os homens entrevistados, 28,9% planeia gastar até 250 euros, enquanto o intervalo de valores mais apontado pelas mulheres (28,4%) pretende limitar o orçamento a 100 euros. Essa diferença reflete-se nas preferências de compra, com os homens mais inclinados a adquirir tecnologia, produtos geralmente mais caros. No que respeita aos métodos de pagamento, o cartão de débito surge como a opção preferida para 60,2% dos inquiridos, com as opções de pagamentos flexíveis e sem juros a serem apontadas por 3,9% das pessoas.

 

Mais Recentes

Super Pepperoni e Carbonara são as pizzas preferidas dos portugueses: há mais uma loja onde as pode saborear  

há 13 horas

A Fórmula 1 saiu do alcatrão para o mar e já tem fãs famosos, como Will Smith e Rafael Nadal

há 13 horas

Linfoma: especialista explica o cancro que foi diagnosticado ao cantor brasileiro Netinho

há 14 horas

Não envelheça o seu rosto: se tem mais de 50 anos evite usar estas 4 cores de batom

há 14 horas

Já só sonha com as férias de verão? Da praia à cidade descubra estas sugestões

há 14 horas

Sinta-se bem na sua pele: saiba como aplicar maquilhagem se já passou dos 50

há 15 horas

Para ter todos os benefícios fiscais dos Planos Poupança e Reforma, cuidado com a entrega do IRS

há 15 horas

Opinião: «Quando falamos em AVC a prevenção continua a ser a melhor estratégia», Tiago Gregório, médico

há 15 horas

Viagens: maioria dos portugueses prefere regressar a destinos onde já esteve do que descobrir novos

há 16 horas

Endometriose: mulheres que sofram desta condição têm faltas justificadas ao trabalho

há 16 horas

Homens chegou o momento: assumam os vossos cabelos grisalhos

há 16 horas

Born to Be Wild: relembre a história da Harley-Davidson

há 17 horas

Lembra-se de “Cagney & Lacey”? Série norte-americana foi um sucesso nos finais dos anos 80

há 17 horas

Celebre o Ano Novo Tailandês com sabores típicos e toques de renovação

há 18 horas

Páscoa à beira-mar: celebre entre tradição e brisa atlântica no Sesimbra Oceanfront Hotel

há 19 horas

Tivoli Alvor Algarve Resort reabre a 28 de março

há 19 horas

75% dos portugueses ainda não conhece os seus direitos enquanto passageiros aéreos

há 19 horas

São milhares mas sabe como são escolhidos os nomes dos medicamentos?

há 20 horas

7 destinos para aproveitar a tendência de viagens tranquilas

há 20 horas

Especialista em saúde preventiva alerta: «estas bebidas são um verdadeiro veneno para a longevidade»

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.