Estes são os principais sinais (subtis) de que pode ter um problema na tiróide

Em Portugal, 1 em cada 10 pessoas sofre de doenças da tiróide. Não ignore estes sintomas.

A tiroide pode ser uma glândula pequena, mas é extremamente relevante para a sua condição geral de saúde. Localizada na base do pescoço, a tiroide é responsável pela produção de hormonas que regulam grande parte do seu corpo.

Sempre que esta glândula não está a operar corretamente, seja por um excesso de produção (hipertiroidismo) ou uma falta (hipotiroidismo), uma série de problemas começa a surgir. Estas patologias podem afetar inúmeras áreas do organismo, desde o sono até à pele.

Apesar dos problemas na tiroide serem algo comuns (1 em cada 10 portugueses sofre com estas questões), muitas pessoas parecem não dar a devida atenção a esta importante glândula. Muitos dos sintomas iniciais são assim desvalorizados.

O portal BestLife reuniu alguns dos sintomas a que deverá estar mais atento. Sendo certo que é recomendado que consulte um endocrinologista caso identifique estes sinais.

  1. Unhas frágeis e quebradiças

Pode parecer algo estranho, mas muitos problemas de tiroide manifestam-se em unhas secas, quebradiças, que podem começar até a curvar ligeiramente.

  1. Fraca concentração

Níveis baixos de concentração podem estar frequentemente associados a problemas na tiroide. Os pacientes que sofrem de hipotiroidismo assinalam este sintoma como sendo recorrente, sobretudo quando é acompanhado de uma maior apatia e de problemas de memória.

  1. Dificuldade em dormir

Uma tiroide que esteja a produzir hormonas de uma forma excessiva pode prejudicar as suas noites de sono. Um hipertiroidismo acaba por acelerar todo o seu organismo, fazendo-o sentir ativo mesmo nos momentos em que desejaria obter algum descanso.

  1. Intolerância à temperatura

Dependendo se o problema tem que ver com uma produtividade excessiva ou diminuta da tiroide, isso pode afetar a forma como o seu corpo se adapta e ajusta à temperatura ambiente. Um hipotiroidismo (baixa produção) retarda o funcionamento celular e determina que o corpo produz menos calor. O contrário acontece quando a tiroide assume uma produção hormonal excessiva, que acaba por aumentar também a sensação de calor.

  1. Dificuldade em engolir

Para além do hipertiroidismo e do hipotiroidismo existem outros problemas clínicos associados à tiroide. O cancro nesta glândula é cada vez mais frequente e afeta sobretudo as mulheres. Nos EUA este é a forma mais comum de cancro em pacientes feminino com idade entre os 20-34 anos, tal como indica a American Society of Clinical Oncology. Um dos sintomas iniciais e mais comuns deste problema é exatamente uma dificuldade em engolir, associada a uma maior tosse e rouquidão. Esteja atento.

 

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...