Estes tipos de dores no peito não são fatais. Conheça os sintomas

Não se deixe enganar. Nem sempre uma dor no peito é sinal de ataque cardíaco ou enfarte

Vamos ser claros: se sentir algum tipo de dor, desconforto ou pressão intensa no centro do seu peito, nas costas, braços ou pescoço – e adicionalmente registar uma falta de ar, náusea ou fatiga intensa – então é recomendado que ligue imediatamente para o 112. Sobretudo se estes sintomas se forem intensificando ao longo de pelo menos 5 min.

Estes sintomas representam habitualmente sinais de um enfarte agudo do miocárdio, vulgarmente conhecido por ataque cardíaco. Esta é uma situação de emergência que exige tratamento e resposta imediata, de forma a salvar o tecido muscular do coração e por conseguinte a vida da pessoa.

[Leia também: Sabe o que fazer em caso de AVC?]

No entanto nem todos as dores que sentimos no peito vão ao encontro deste tipo de descrição. Sobretudo quando se tratam de desconfortos mais ligeiros ou de dores mais passageiras, então o mais provável é sejam sintomas de outros tipos de questões menos graves.

O que pode provocar uma dor ligeira ou um desconforto no peito?

Por vezes até um excesso de gases – motivado por um problema de prisão de ventre – pode causar alguma tensão e pressão sobre os órgãos intestinais que pode cria uma dor que chega até ao peito. Em outros casos o stress ou a ansiedade podem gerar uma maior tensão muscular nas costelas que em com o acrescento de um batimento cardíaco mais acelerado pode provocar a sensação de dor.

[Leia também: 5 possíveis causas para uma dor no peito]

Nestes casos é importante que consiga reconhecer estes sinais e que seja capaz de perceber que não se trata de uma emergência médica, mas sim de uma questão que pode simplesmente passar após uns minutos ou então de algo que deverá avaliar mais tarde com a ajuda de um especialista médico.

Conheça aqui alguns destes sintomas mais ligeiros, que segundo os cardiologistas, não representam sinais de ataque cardíaco.

1. Momentâneo desconforto no peito

Habitualmente caracterizado quase como choque elétrico, este tipo de desconforto ou dor súbita pode ser extremamente desagradável. Especialmente nos casos em que continua a ser sentida durante alguns minutos. Estes tipos de desconfortos momentâneos são principalmente resultado de uma lesão muscular, inflamação ou dor nos nervos. Uma distinção muscular, uma fratura nas costelas ou algum tipo de irritação severa da pele podem ser exemplos destes casos

2. Dor extremamente localizada no peito que piora sempre que respiramos

Uma dor no coração normalmente é algo difusa e tende a espalhar-se pelo resto do corpo. Já este tipo de desconforto mais localizado acaba por estar provavelmente mais relacionado com os seus pulmões. Sempre que respiramos o nosso peito aumenta e contrai dependendo da atividade dos nossos pulmões, podendo gerar algum desconforto ou dor caso algo esteja a complicar o nosso aparelho respiratório.

3. Desconforto no peito que melhora à medida que faz exercício

Quando algo não está bem com o nosso coração, então qualquer tipo de atividade cardíaca pode intensificar o problema e causar mais dor. Assim, sempre que temos algum tipo de desconforto que melhora com o nosso movimento isso provavelmente será sinal de outro tipo de questões, tais como o refluxo gastroesofágico.

Por último é importante reforçar que os sintomas de enfarte podem variar de pessoa para pessoa. Algumas pessoas sentem dor intensa no peito, outras no braço ou pescoço. No entanto sempre que a situação é grave este é um tipo de desconforto que não desaparece após alguns momentos e que, normalmente, se vai alastrando pelo o resto do corpo.

Neste tipo de situações não hesite e ligue para o 112. Em todos os outros casos procure manter a calma e tente acompanhar a evolução dos sintomas com a ajuda do seu especialista médico de referência.

[Leia também: 4 medidas essenciais para garantir um estilo de vida saudável]

Ler Mais