Partilhar

Estratégias de sucesso para viver uma vida com propósito após os 50

Conheça algumas estratégias de sucesso para viver uma vida com propósito após os 50.

14 Outubro 2023
Sandra M. Pinto

Cada vez mais parecemos estar cientes das possibilidades que a chegada da reforma pode trazer para as nossas vidas. Longe está a ideia pré-concebida e negativa de que a segunda metade das nossas vidas é apenas um período de declínio e de inatividade.

O livro de John D. Anderson, “Replace Retirement” parece ajudar a confirmar que o período da nossa reforma pode ser de facto uma altura revigorante, que nos pode trazer uma enorme gratificação. Para tal, o autor define 3 “caminhos”. 3 possibilidades que devemos explorar nesta fase das nossas vidas com o objetivo de dar mais significado à nossa existência diária. É recomendado que se foque num destes caminhos em particular, podendo obviamente igualmente seguir as recomendações das outras duas opções.

Eles são:

  1. Atinja a mestria profissional
  2. (Re)Viva um sonho
  3. Melhore o Mundo em seu redor

Vamos agora perceber exatamente as mais-valias que Anderson acredita estarem presentes nestas 3 possibilidades.

  1. Atinja a mestria profissional

Na primeira metade das nossas carreiras, muitos de nós, procuramos atingir o sucesso, que invariavelmente se caracteriza por um destes fatores: salários, promoções, prémios, etc. É normal. É isto que o mercado capitalista exige de nós. No entanto, perseguir o sucesso desta forma pode ser algo que nos deixa “vazios”. Ao contrário, se fizermos algo que têm um enorme significado para nós isso irá dar-nos um vasto sentimento de realização profissional e pessoal.

A oportunidade que nos chega depois dos 50, é de exatamente definir tudo aquilo que foram experiências relevantes no passado. Identificando as áreas e funções profissionais em particular que maior energia e gratificação nos trouxeram.

Ser mestre em algo, é conseguir ter um vasto conhecimento e altas competências numa determinada área. É exatamente isto que dever procurar atingir. Ao selecionar exatamente a área de expertise profissional que mais valor e energia lhe traz, ficará mais perto de assegurar que está a ter uma contribuição relevante para si e para o Mundo.

Esta pode ser uma experiência extremamente libertadora. Talvez o faça começar um negócio próprio. Ou em alternativa pode até continuar a trabalhar para a sua empresa, mas em outras funções, eventualmente enquanto trabalhador externo, por exemplo. Pode ser diferente de pessoa para pessoa. O importante é que consiga maximizar o seu contributo profissional, sem se ocupar com tarefas que lhe retiram energia e que não são minimamente relevantes para si.

  1. (Re)Viva um sonho

Uma excelente oportunidade que surge nesta fase da sua vida é a possibilidade de se dedicar a reviver um sonho antigo. Porventura, algo que teve que deixar de fazer na altura em que começou uma carreira profissional.

Agora que tem mais tempo, mais conhecimento e experiência, é a altura certa para definir a sua agenda em torno destas outras ambições, estejam elas relacionadas com as Artes, com a Ciência ou com o Desporto.

Se é uma pessoa visual, tente começar a pintar. Compre um caderno e vá para o exterior desenhar. Inscreva-se num curso de fotografia ou de design gráfico.

Se por outro lado sempre sonhou ser escritor, então aproveite esta altura. Comece a elaborar os seus textos e partilhe-os com o Mundo. Tente publicar o seu próprio livro. Comece um blog ou junte-se a um grupo de escritores amadores.

Existem inúmeras possibilidades. O que é certo é que a História está cheia de pessoas, autores, pintores e criadores que concretizaram as suas melhores obras depois dos 60. Alguns génios como Picasso, Monet e Wagner continuaram a trabalhar a alto nível até ao final das suas vidas.

  1. Melhore o Mundo em seu redor

Hoje em dia, cada vez mais empresas identificam como seu objetivo a responsabilidade social. Este é um tema que ganhou uma grande importância nos últimos tempos. No entanto existe ainda muito a fazer para melhorar as vidas das comunidades em nosso redor.

A partir da idade reforma poderá finalmente dedicar-se a alguns destes tópicos. A verdade é que as grandes mudanças são muitas vezes atingidas por um conjunto de gestos pequenos. Procure estas pequenas oportunidades de melhorar as vidas e o Mundo em seu redor.

Seja a ajudar as crianças das suas comunidades, através de mentoria ou através do apoio e recolha alimentar. Seja a tentar ajudar a resolver problemas maiores como o tráfico humano ou a poluição ambiental, a verdade é que existem inúmeras possibilidade de fazer a diferença. Aproveitando esta fase da sua vida para criar um legado preenchido de significado.

Mais Recentes

Mais de metade dos portugueses aponta esta estação do ano como a altura predileta para limpezas profundas

há 14 minutos

Underdogs apresenta primeira exposição do aclamado artista JR em Lisboa

há 30 minutos

Uma hora, uma experiência única com a Hora do Planeta no Mistico

há 32 minutos

JNcQUOI Avenida será palco para o pop up exclusivo do icónico Beefbar de Riccardo Giraudi

há 35 minutos

Óbito. Morreu Andrija Delibasic, antigo jogador do Benfica

há 41 minutos

Secura vaginal: saiba como tratar condição que afeta 70% das mulheres na menopausa

há 1 hora

Celebridades para dar e vender: assim é abril no Canal E!

há 1 hora

Uma dúvida recorrente de pais e avós: com que idade podem as crianças ficar sozinhas em casa?

há 2 horas

«Portugal deve seguir Espanha e reduzir limite de álcool na condução», alertam especialistas

há 2 horas

Opinião: «Sinais de PHDA na idade adulta e quando procurar apoio», Cátia Silva, psicóloga

há 2 horas

Estes são os parques nacionais mais populares da Europa: descubra qual é o preferido dos portugueses

há 2 horas

Se tem 180 dias livres e 70 mil euros disponíveis vá conhecer o mundo a bordo de um cruzeiro de luxo

há 2 horas

É o desejo de qualquer amante de viagens: descubra como conseguir voos mais baratos

há 3 horas

Opinião: «A endometriose causa dor incapacitante e destrói sonhos», Catarina Marques, ginecologista

há 3 horas

Se já passou dos 60 tome cuidado: estes são os 10 exames que convém (mesmo) fazer

há 3 horas

Observe a sua pele regularmente: conheça as principais manchas que podem indicar doenças (mais ou menos) graves

há 3 horas

As baixas temperaturas têm efeitos no corpo: 15 conselhos para se proteger do frio

há 3 horas

Óbito: Morreu marido da estilista Carolina Herrera

há 4 horas

O Boticário desvenda novo capítulo na jornada do prazer feminino com Her Code Touch

há 4 horas

Espanha inicia processo legislativo para limitar álcool na condução a 0,2 gramas

há 5 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.