<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Estudo revela como os portugueses preparam as suas malas para viajar

Segundo a agência de viagens, 44% dos inquiridos identifica-se como “ansioso” ao fazer as malas e tenta levar o máximo de opções para todas as ocasiões, e a grande maioria (63%) começa a fazer as malas alguns dias antes da partida.

A eDreams acaba de revelar um novo estudo independente sobre os hábitos dos viajantes, incluindo os portugueses, quando é hora de preparar as malas para as férias.

Os resultados mostram que a maior parte dos portugueses (44%) se identifica como “ansioso” ao fazer as malas, tentando levar o máximo de opções possível para estar preparado para todas as ocasiões. Em contrapartida, outros (23%) adotam uma abordagem “minimalista” e partem com uma mala quase vazia, planeando enchê-la durante as férias. Alguns inquiridos também se identificam como “esquecidos” (13%) – apesar do planeamento, acabam sempre por se esquecer de algo essência; e há também quem se assuma como “excessivo” (12%), estando disposto a pagar um suplemento de bagagem para levar tudo o que considera necessário.

Esta questão revelou algumas diferenças de comportamento consoante o género e a faixa etária: por exemplo, as mulheres (51%) são mais propensas do que os homens (37%) a ter um comportamento de ansiedade/preocupação na hora de fazer as malas. Este padrão também se verifica entre os viajantes mais jovens vs. os mais velhos, sendo predominante em particular entre os viajantes das faixas etárias 18-24 anos (53%) e 25-34 anos (50%).

Principais hábitos dos viajantes: organização, planeamento e otimização de espaço

No que toca à preparação, a maioria dos portugueses (63%) afirma começar a fazer as malas alguns dias antes da viagem. Em extremos opostos, só 16% deixa essa tarefa para apenas algumas horas antes da partida, e só 14% planeia esta tarefa com algumas semanas de antecedência.

Quando comparamos os resultados portugueses com a média global, é interessante perceber que, ainda que a esmagadora maioria (58%) dos viajantes inquiridos neste estudo da eDreams também comece a fazer as malas alguns dias antes da viagem, apenas 9% deixam essa tarefa para horas antes da partida – o que indica que os portugueses são mais relaxados (ou quiçá preguiçosos?) do que outras nacionalidades.

Por outro lado, cerca de metade dos portugueses (47%) afirma preferir planear o momento de fazer as malas, preparando uma lista completa de itens necessários e seguindo-a. Contudo, há também quem prefira uma abordagem mais espontânea e faça as malas de acordo com a inspiração do momento (30%), ou então quem seja verdadeiramente perfeccionista, garantindo que tudo está meticulosamente dobrado ou arrumado em sacos de organização, para que nada falhe (17%).

As possíveis taxas adicionais sobre a bagagem também levam muitos portugueses a recorrer a estratégias para as evitar. O principal truque referido pelos viajantes é enrolar ou dobrar muito bem a roupa para maximizar o espaço da mala (61%); mas também referem outros, como vestir várias camadas de roupa para reduzir o volume da bagagem (25%); utilizar sacos de vácuo (21%); investir na mala ideal, tendo comparado as alternativas disponíveis no mercado (14%); e comprar algo na loja duty free apenas para conseguir um saco de viagem extra de forma gratuita (10%).
Por fim, a eDreams quis saber também quais são os objetos mais inesperados que os portugueses já viram em malas, quando passaram pelos controlos de segurança dos aeroportos. Entre os itens mais comuns, destacam-se malas cheias de comida ou alimentos peculiares (37%); objetos íntimos, como roupa interior e brinquedos sexuais (26%); artigos inesperados para uma viagem, como telecomandos, brinquedos para animais ou até plantas (21%); e objetos desconhecidos que nem os próprios donos conseguiam identificar (20%). Para além disso, 12% dos inquiridos revelou ter encontrado objetos proibidos, como facas ou substâncias não permitidas.

Mais Recentes

Sabores tradicionais e vista privilegiada para o maior fogo de artifício do Norte: não vai conseguir resistir  

há 3 horas

Opinião: «Influencers e apostas online, quando o entretenimento vende ilusão», Cristina Judas, educadora financeira

há 3 horas

Adeus às instruções em papel: o futuro dos medicamentos está a mudar e pode ser para melhor

há 3 horas

Viver Bem aos 50+: Os segredos de Jennifer Lopez e Gwyneth Paltrow para a saúde e felicidade

há 4 horas

Amigo de Elon Musk ultrapassa Jeff Bezos e Mark Zuckerberg e torna-se a segunda pessoa mais rica do mundo

há 4 horas

Santos Populares continuam no Hotel Real Palácio com “Santos Sábados”

há 5 horas

Deus existe? A resposta simples e polémica de Stephen Hawking

há 5 horas

Cénica Porto Hotel celebra São João com arraial tradicional no coração da cidade

há 5 horas

Memória excecional após os 60 anos: porque algumas pessoas recordam melhor o passado do que outras

há 6 horas

A Abelha Maia celebra 50 anos: memórias e magia que continua a encantar gerações

há 6 horas

Japão à beira de uma revolução: criado sangue artificial universal que pode salvar milhões de vidas

há 6 horas

Férias inteligentes: conheça países onde o euro se transforma em luxo

há 6 horas

Dormir com a ventoinha ligada pode parecer refrescante, mas especialistas alertam para os riscos para a saúde

há 6 horas

Mais de 800 cruzeiros esperam pelos amantes de viagens: a novidade? Embarque e desembarque no Funchal

há 6 horas

Será o Ozempic o novo “milagre” masculino? Estudo sugere aumento no tamanho do pénis e há quem confirme

há 6 horas

O que torna alguém um influenciador de sucesso? A ciência tem uma resposta surpreendente

há 7 horas

Bailado nos Jardins do Valverde Sintra Palácio de Seteais celebra grandes nomes da dança mundial

há 7 horas

Opinião: «Qual é a relação entre a obesidade e a doença do refluxo gastroesofágico?», Alexandre Ferreira, gastrenterologista

há 7 horas

Como seremos daqui a 1 milhão de anos? Inteligência artificial cria imagem inquietante do ser humano

há 7 horas

Nélson Rosado (cantor da dupla Anjos): «recebi ameaças de nacionalistas depois do vídeo de Joana Marques»

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.