Saiba por que deve comer mais frutos secos

O consumo de 10 gramas (g) de frutos secos pode ajudar a melhorar a capacidade cognitiva em mais de 60 por cento.

Os resultados de um estudo da Universidade de South Australia, em Adelaide, Austrália, sugerem que um consumo diário equivalente a duas colheres de sopa de frutos secos (10g) pode ser suficiente para se ter uma melhor função cerebral. As evidências revelaram que as pessoas que tinham essa dose de frutos secos na sua dieta diária tinham um raciocínio mais apurado e uma maior capacidade de memória.

Também ficou determinado que a mesma quantidade pode melhorar a função cognitiva de idosos em mais de 60 por cento, em comparação a aqueles que não comiam frutos secos. Segundo os autores, o consumo dos frutos secos afastou o declínio cognitivo natural e esperado com o passar dos anos.

Esta é uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, mas sabe-se agora, pode ser combatida com a entrada dos frutos secos na alimentação diária, pois estes podem ajudar a desacelerar o processo.

Os investigadores analisaram os efeitos a longo prazo do hábito de comer frutos secos em quase 5 mil chineses com mais de 55 anos. O estudo indicou que 17 por cento dos participantes comiam regularmente amendoins, um fruto conhecido pelos efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.

O médico e coautor do estudo, Li Ming, disse que embora não seja conhecida «cura para doenças mentais causadas pela idade, o consumo de certos alimentos pode retardar o declínio cognitivo» e que, nesse sentido, «os frutos secos são conhecidos por serem ricos em gorduras “boas”, proteínas e fibras», pois têm «propriedades nutricionais que podem diminuir o colesterol e melhorar a saúde cognitiva», esclareceu o especialista.


Artigos relacionados
Comentários
Loading...