<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Futebolista Tiago Santos sofre lesão grave no joelho: conheça as 8 lesões mais comuns desta articulação

16 Outubro 2024
Forever Young

O futebolista Tiago Santos, que representa o Lille, sofreu uma lesão grave no joelho esquerdo enquanto treinava com a equipa na terça-feira e vai ficar de fora durante vários meses, anunciou hoje o clube francês.

“De acordo com os exames efetuados, o jogador sofre de uma rutura de ligamento cruzado anterior e será operado nos próximos dias”, pode-se ler no comunicado feito pelo Lille, através das suas redes sociais, refere a Lusa

O joelho é uma das maiores articulações do corpo, formado pelo fêmur, tíbia e patela. Tudo isso ligado por estruturas como o menisco, tendões musculares e ligamentos. O joelho é uma das áreas que mais sofrem com lesões.

Rompimento do LCA (ligamento cruzado anterior)
Quando o LCA é rompido, existe uma grande possibilidade se ser necessário avançar para uma cirurgia, dependendo da gravidade e do nível de atividade da pessoa. Essa lesão pode ser causada quando ocorre uma mudança rápida de direção, paragem repentina de um movimento, pancadas e outros.

Rompimento do LCP (ligamento cruzado posterior)
Este tipo de trauma está mais associado a fatores maiores, como acidentes de viação, mas também pode acontecer durante práticas desportivas de maior contato. Em fases mais avançadas, a lesão pode causar dor e derrame no joelho.

Luxação patelar
A patela é o osso que está localizado na frente do joelho. Numa articulação normal, a patela está centrada na tróclea, fazendo parte do mecanismo extensor do joelho. A luxação ocorre quando esse osso sai da tróclea. A lesão pode ocorrer diretamente, por uma pancada, ou indiretamente, por uma entorse no joelho.

Condromalácia patelar
Conhecida como joelho de corredor, a lesão decorre de um amolecimento da cartilagem. Apesar de não ter uma causa exata, pode estar relacionada com fatores anatómicos. Uma das causas mais recorrentes é a sobrecarga no joelho. Os principais sintomas dessa lesão envolvem inchaço em torno da rótula, dor constante no meio do joelho e dor durante atividades rotineiras, como uma caminhada ou subir de escadas.

Artrose
Como suportam um grande peso ao longo do dia, é normal que a cartilagem dos joelhos tenha um desgaste com o passar do tempo. Na maioria dos casos o doente apresenta essa complicação no joelho, mas sem a presença de dores associadas. A cartilagem do joelho é responsável pelo deslizamento, sem atrito, entre as extremidades dos ossos do joelho.

Tendinite Patelar
É uma lesão do tendão patelar que, na maioria dos casos, está envolvida nas actividades desportivas que precisam de saltos e desacelerações bruscas, como o atletismo e o futebol, por exemplo. Normalmente, a lesão afeta a fixação do tendão patelar do polo inferior da patela devido ao mecanismo que ocorre durante a desaceleração no desporto.

Síndrome do Corredor
É uma inflamação na região lateral da coxa, especificamente na banda iliotibial, decorrente da flexo-extensão excessiva do joelho que resulta do aumento da tensão ou atrito na região. Os principais sintomas são hipersensibilidade, dor e sensação de queimar na região lateral do fémur.

Lesão no menisco
O menisco fica localizado no meio do joelho, entre o fémur e a tíbia. É responsável pela absorção dos impactos realizados sobre os joelhos e diferentes situações podem gerar lesões nessas estruturas, especialmente, nos movimentos de rotação.