Gosta de orquídeas? Conheça 9 curiosidades sobre esta flor

Têm uma beleza ímpar, imensos significados e os insetos são um dos seus maiores aliados, mas não só.

1. Só não existem na Antártida
Com temperaturas negativas de -40ºC, o clima não permite que as orquídeas nasçam naquele território.

2. A maior orquídea tem 6 metros
As maiores orquídeas encontradas até hoje estão no Brasil, mais propriamente nos estados de Minas Gerais e Bahia, e têm o nome de Epidendrum Scalares.

3. Não se aproveitam de outras plantas
As orquídeas não sugam nem prejudicam as árvores sobre as quais se apoiam. Estas flores alimentam-se de material em decomposição, que se acumula nas raízes, utilizando outras plantas apenas para o seu suporte.

4. Existe uma espécie que tem cheiro a chocolate
Dizem que é uma das mais interessantes por despertar o sistema olfativo. A orquídea chocolate tem uma fragrância semelhante à do chocolate, cores acastanhadas e é denomina-se por Oncidium Sharry Baby ‘Sweet Frangrance’.

5. Florescem no máximo 2 vezes por ano
Não estranhe se não a vir dar flor todos os meses! Esta característica, de florescer apenas uma ou duas vezes por ano, faz desta planta uma flor especial, que merece toda a atenção.

6. Se não houver insetos não há orquídeas!
Nenhum outro animal é capaz de promover a sua polinização e o pólen das mesmas não se propaga por meio próprio ou ação do vento. As orquídeas dependem exclusivamente de insetos e de algumas aves para conseguirem polinizar.

7. São do tempo dos dinossauros
Um fóssil da planta da família da Orchidaceae com 80 milhões de anos foi descoberto na República Dominicana.

8. Produzem o seu próprio alimento
As orquídeas possuem a capacidade de produzir o seu próprio alimento (plantas autótrofas), através do processo de fotossíntese, que transforma gás carbónico e água em oxigénio e hidratos de carbono.

9. Têm um nome muito peculiar
Sabia que o nome “orquídea” deriva do grego da junção de όρχις (órkhis) + ειδος (eidos) que significa, respetivamente, testículos e forma? É verdade, a tradução à letra desta planta é: “forma de testículos”.

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...