Gosta de queijo? Mas será que está fazer bem ou mal ao seu coração?

Especialistas esclarecem.

Um estudo publicado na PLOS Medicine indica que o consumo moderado de queijo pode ser benéfico para a saúde do coração.

O estudo analisou amostras de sangue de mais de quatro mil adultos na Suécia — país com um dos maiores índices de consumo de laticínios no mundo. Durante 16 anos, os investigadores acompanharam o grupo para detetar problemas de saúde relacionados com o coração, como ataques cardíacos, derrames e outros, revela o Yahoo Life.

Os participantes foram separados por categorias de idade, estilo de vida, hábitos alimentares e outros fatores de risco. A partir disso, foi possível destacar que aqueles com níveis mais elevados de biomarcadores de ingestão de gordura láctea tiveram um risco menor de doença cardiovascular em comparação com os outros.

Além dos resultados dessa pesquisa, os autores também examinaram as descobertas de outros 17 estudos envolvendo quase 43 mil pessoas nos Estados Unidos, Reino Unido e Dinamarca, e observaram resultados semelhantes.

As conclusões dos outros estudos apontam que o tipo de laticínio consumido (queijo, iogurte, leite ou manteiga) pode ser mais importante do que o teor de gordura quando se trata de saúde. Por exemplo, a ingestão de queijo não aumentou o colesterol mau (LDL), enquanto o consumo de manteiga foi associado ao índice elevado de mortalidade.

Mas, mais estudos são necessários para entender como o queijo e os alimentos lácteos protegem a saúde cardiovascular, sublinham os investigadores.

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...