Gosta imenso de beber chá? Então temos boas notícias para si

Estudo indica que esta bebida clássica pode ser benéfica para o seu cérebro. Uma memória fortalecida, maior capacidade de concentração e redução do risco de Alzheimer são alguns dos argumentos a favor.

Muitas pessoas dividem-se na altura de decidir a que grupo pertencem: amantes de chá ou entusiastas do café? É uma batalha ancestral, é certo. Mas desta vez, temos um conjunto de argumento que parecem fortalecer a opinião daqueles que apreciam mais bebida originária da China (ou da Inglaterra?… essa é outra “guerra”).

De acordo com diversos estudos, o chá parece conter um conjunto de benefícios que fortalecem a nossa capacidade cognitiva. Aumentam a capacidade organizacional do cérebro, assim como a sua eficiência.

Em particular, um estudo recente (2019) publicado no Jounal Aging apresentou evidências claras deste contributo positivo do chá. Os investigadores, provenientes da China, Singapura e China, agruparam um conjunto de participantes com uma média de 70 anos de idade em dois grupos: consumidores e não-consumidores de chá.

Através do estudo das imagens e atividades cerebrais, tentaram perceber quais as diferenças entre os participantes dos dois grupos. Procurando assim comprovar os efeitos benéficos do consumo de chá.

Os resultados foram claros. Aqueles que bebem habitualmente chá demonstram ter uma organização cerebral mais eficiente, que está associada a uma maior capacidade de aprendizagem e memória. As redes e conexões cerebrais parecem ser igualmente mais fortes nestas pessoas.

Para além destes resultados, os investigadores descobriram que existem fortes evidencias de que o chá pode ter um efeito protetivo do cérebro, sobretudo no que diz respeito à prevenção de doenças como o Alzheimer.

Este estudo é assim apenas mais um que parece demonstrar as mais-valias do chá. No passado já outros resultados destacavam o efeito antioxidante desta bebida, assim como a sua ação anti-inflamatória, como sendo agentes importantes no combate a diversas doenças.

Por isso já sabe, não se esqueça de abastecer a sua cozinha de camomila, menta, gengibre, entre outros. É tempo de beber um chá.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Black Friday 2019 em números
Automonitor
FIA escolhe Braga como palco do Hill Climb Masters 2020